Galerias para escoamento da água serão instaladas da Avenida Jardel Filho até o Barroco - Foto: Clarildo Menezes

As obras de macrodrenagem da Avenida Jardel Filho, antiga Avenida Dois, sentido Corpo de Bombeiros do Barroco já foram iniciadas e seguem a todo vapor. A via de Itaipuaçu está recebendo a colocação de galerias pluviais pré-moldadas – 1,5 metro de largura e 1,6 metro de altura – que tem como objetivo permitir o escoamento da água das chuvas evitando alagamentos. A previsão da Secretaria de Obras é concluir a intervenção em agosto de 2018. As equipes trabalham no assentamento de galerias para posterior terraplanagem e pavimentação da Avenida. Ao todo, são 1,8 km de obra.

Com a conclusão do trecho, a prefeitura entrega à população a maior obra de macrodrenagem do município. Serão aproximadamente seis quilômetros com galerias pluviais e urbanização. A Avenida Jardel Filho também é uma importante via de ligação do distrito, já que o morador poderá se deslocar do Jardim Atlântico Leste ao Barroco em poucos minutos.

Há sete anos morando em Itaipuaçu, o militar Luiz Antônio Freitas, de 51 anos, está achando tudo excelente. Segundo ele, Maricá estava precisando receber esse tipo de atenção da Prefeitura. “O governo anterior e o governo do atual prefeito fizeram e continuam fazendo muito por Itaipuaçu. Eu mesmo já vi aqui na Avenida Dois alguns trechos com alagamentos, mas afirmo em nome dos moradores, dos meus vizinhos, que a expectativa com essa obra e a pavimentação é de solução”, afirmou Luiz.

O aposentado Bertino Correa, de 65 anos, morador de Itaipuaçu há 13 anos, contou que já presenciou situações difíceis na região por conta das chuvas, mas que está confiante e feliz com as obras que estão sendo realizadas. “Quando chove forte às vezes enche aqui e isso atrapalha a nossa circulação, por isso essa obra está totalmente aprovada, pois sei que não vamos mais passar por essa situação”, disse Bertino.

Para dona de casa Alexandra Matos, de 50 anos e que vive em Itaipuaçu há 14 anos, as melhorias vieram em uma boa hora. “Antigamente andar aqui pela Avenida Dois era insuportável. Muitos buracos e tudo ficava ainda pior quando chovia, mas agora a Prefeitura está de parabéns. Há um ano várias obras estão sendo feitas aqui em Itaipuaçu. Administrar uma casa já é difícil eu posso imaginar como é difícil administrar uma cidade, mas o governo está fazendo a parte dele e agora a população também precisa colaborar. Hoje eu tenho orgulho de morar em Maricá”, elogiou Alexandra.