Os 45 guarda-vidas do processo seletivo iniciam preparação para atuar nas praias de Maricá - Foto: Marcos Fabricio

Os 45 guarda-vidas, recém-aprovados no Processo Seletivo Simplificado da Defesa Civil de Maricá, participaram nesta segunda-feira (15/01) de um treinamento no Parque Nanci que teve como objetivo prepará-los para atuar nas praias do município neste verão. A equipe foi recepcionada pelo coordenador do curso, o major Gilvane Dias e pelos supervisores e guarda-vidas, Alex Mendes, Luciano Cabral, Endrigo Valente e Luiz Fabiano. Todos agentes responsáveis pelo treinamento na água. Na sequência foram aplicadas técnicas teóricas de vala, noções de mar e primeiro socorros.

Segundo informações da Defesa Civil, 30% da equipe já possui experiência na função de guarda-vidas. Trata-se de candidatos aprovados em um concurso anterior, que se escreveram e novamente foram considerados aptos para a função. “Abrimos recentemente um concurso que selecionou 45 guarda-vidas para as praias de Maricá, alguns já atuavam como guarda-vidas, mas 70% dos aprovados são novos”, detalhou o major. “Esse processo seletivo tem validade de um ano, podendo ser prorrogado por mais um ano”, completou. “O treinamento começa hoje (segunda-feira) e vai até a próxima sexta-feira (19). Cada dia será uma atividade diferente, como por exemplo, noções de civismo; trabalho físico com treinamento na água, piscina e mar; treinamento prático com primeiros socorros; corridas e rusticidade física”, explicou o coordenador do curso.

Ainda de acordo com o major Dias, durante essa semana os guarda-vidas receberão, com a capacitação diária, um pouco de treinamento militar. O intuito é moldar a postura da equipe, eliminando alguns hábitos antigos e permitindo assim que todos estejam prontos para o trabalho que deve ter início na próxima semana. “Nossos guarda-vidas estão sendo treinados para salvar a vida dos munícipes. Eles estarão prontos para atender a população e estarão presentes quando necessário. Eles são as autoridades das praias e por isso precisam estar devidamente capacitados”, frisou Dias.

O nadador Dérick Oliveira da Silva, de 23 anos, morador de Araçatiba, contou que passar na prova e ser selecionado para a vaga é a realização de um sonho. “Eu sempre quis ser guarda-vidas, sempre tive essa vontade. Eu treino todos os dias, participo de competições de natação, sou federado e isso me ajudou muito no processo. O desafio agora é em relação a aprender a ser um verdadeiro guarda-vidas, e por isso, minha expectativa agora é absorver tudo que for ensinado aqui”, afirmou Dérick que ficou em primeiro lugar no processo seletivo.

Para Yago Augusto Farias, de 25 anos, morador de Cordeirinho e que foi convocado após uma desistência, a grande motivação é aprender cada vez mais. “Quero absorver cada ensinamento e me aprimorar cada vez mais. Sempre tive vontade de ser guarda-vidas e me preparei bastante para a prova. Foi um mês inteiro de treinamento firme e agora estou realizando um sonho. Estou muito feliz”, comemorou Yago.

Seguindo o cronograma de capacitação da Defesa Civil, o segundo dia de treinamento – terça-feira (16/01) – será na piscina do Complexo Esportivo Leonel de Moura Brizola, no Flamengo. É a primeira atividade que o local vai receber após uma importante reforma e ampliação do local que em breve será reinaugurado. Na quarta, quinta e sexta-feira o treinamento será nas praias de Ponta Negra, Barra de Maricá e Itaipuaçu, respectivamente.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here