Rua Ribeiro de Almeida, conhecida como rua dos bancos, terá o sentido invertido - Foto: Divulgação

O processo de mudanças de trânsito no Centro de Maricá completou um mês na semana passada com metade da meta atingida. A avaliação é da Secretaria de Segurança, Ordem Pública e Trânsito do município, ao observar que atualmente ficou mais fácil chegar à região com a reversão de sentido da Rua Barão de Inoã. Por outro lado, a mesma providência prejudicou o movimento de quem deixa a cidade, o que deve mudar com a inversão da Rua Ribeiro de Almeida (rua dos bancos), prevista para ocorrer na próxima semana.

As adequações para preparar a rua para ser invertida com demarcações e pinturas já foram iniciadas e a sinalização será preparada. Para que a alternativa funcione da forma esperada, um novo semáforo foi instalado na esquina das ruas Domício da Gama e Almeida Fagundes – o que existe no lado oposto da Praça Orlando de Barros Pimentel será retirado.

A inversão de sentido da Rua Ribeiro de Almeida vai oferecer também uma opção de saída pela região central, com a implantação de sentido duplo na Rua Abreu Sodré.

Na esquina com a Rua Senador Macedo Soares (rua do Bradesco), haverá uma marcação que vai desviar o fluxo de veículo para esta via, cuja mão de direção também será invertida para funcionar como um sistema binário com a Rua Ataíde Parreiras.

De acordo com o engenheiro de trânsito Vítor Guimarães, após a conclusão da mudança na via será possível restituir ao motorista a via de saída perdida na Rua Barão de Inoã, e ainda com a opção de saída pelo Flamengo “que pode ser até mais ágil”.

Postes no meio do caminho

A Secretaria de Segurança e Trânsito ainda aguarda a concessionária Enel retirar os postes de iluminação nos trechos alterados, como a rotatória de encontro das ruas Abreu Sodré, Abreu Rangel e a Avenida Francisco Sabino da Costa.

Novos caminhos – A primeira mudança foi reimplantar o sentido duplo de trânsito na Rua Abreu Rangel, entre a esquina da Rua Senador Macedo Soares e a altura da ponte da Mumbuca, a partir do dia 5 de dezembro. Ao lado da ponte, foi feita uma nova rotatória que dá opção de acesso a esta via.

No dia 12/12, foi a vez da Rua Barão de Inoã ter sua mão de direção invertida com sentido a Praça Orlando de Barros Pimentel, de onde os motoristas seguem pela Rua Álvares de Castro (rua da Prefeitura) para acessar a região de praias e a lagoa de Araçatiba. Quem deseja acessar a Avenida Nossa Senhora do Amparo (rua da Câmara de Vereadores), em frente à igreja matriz, deve virar na Rua Almeida Fagundes.