Módulo de segurança instalado nesta sexta-feira em Bambuí - Foto: Elsson Campos

Maricá recebeu nesta sexta-feira (12/01) mais dois módulos da Secretaria de Segurança, Ordem Pública e Trânsito, que vão abrigar Guardas Municipais e policiais militares do programa PROEIS e fazem parte do Sistema Integrado de Segurança Pública da cidade. O primeiro foi instalado em Santa Paula pela manhã e, à tarde, foi a vez de Bambuí receber o seu. Os módulos já entraram em funcionamento com agentes de segurança e uma viatura cada, funcionando 24 horas, e são equipados com com banheiro, chuveiro, ar condicionado e sistema de comunicação que vai interligar o sistema de monitoramento da cidade.

A primeira entrega, na Estrada de Cassorotiba, foi recebida com festa e fogos de artifício pelos moradores de Santa Paula, como o empresário Plácido Petrônio, de 54 anos. Ele contou que tentaram levar seu carro em outubro na via de acesso ao bairro, onde vive há 27 anos. “Eu consegui fugir, mas eles atiraram contra mim, e muita gente já foi roubada aqui. Com essa providência a gente se sente um pouco mais seguro”, avaliou ele. A sensação de segurança era o principal benefício relatado por quem vive na localidade. “Acho maravilhoso, muito bom mesmo! Muita gente já foi assaltada aqui e é importante nos sentir protegidos”, disse a comerciante Maria Eustáquia Pereira, de 59 anos, que se mudou há 12 da Pavuna (subúrbio do Rio) para o bairro, onde é conhecida como dona Tatá.

O módulo de Bambuí foi montado na confluência da Avenida Antônio Callado com ruas que dão acesso às comunidades do Limão e do Areal. Segundo a Secretaria de Segurança, ambas as vias vêm sendo utilizadas como rota de fuga de bandidos. “Em Santa Paula a estratégia foi a mesma, e implantamos o módulo de lá ao lado de uma estrada recém aberta que leva ao bairro de Santa Izabel, já em São Gonçalo, por onde os criminosos costumam fugir”, explicou o secretário Celso Netto. Em ambas as montagens, o secretário de Obras e de Governo, Renato Machado, esteve presente e falou sobre outras melhorias nos locais. “Estamos reforçando a iluminação em Bambuí e já recuperamos em Santa Paula para aumentar essa sensação de segurança para quem transita nesses locais”, detalhou.

Ao todo, serão 10 módulos que vão monitorar as entradas da cidade e também locais com grande circulação de pessoas. Os próximos bairros contemplados serão Recanto e Cajueiros (em Itaipuaçu), Marine (em São José de Imbassaí), Lagarto (às margens da RJ-114) e Jaconé. A Secretaria avalia a necessidade de módulos em outros locais do município.