Depois das chuvas que atingiram Maricá entre a noite de quarta-feira (03/1) e a manhã desta quinta-feira (04), a cidade permanece em estágio de atenção. De acordo com a Defesa Civil Municipal, duas famílias tiveram de deixar temporariamente suas casas nos bairros de Itapeba e Vale da Figueira. Nessas residências, a água chegou a cerca de 20 centímetros. Equipes da Secretaria de Obras já estão verificando o que ocasionou a cheia nesses locais.

Ainda segundo a Defesa Civil, o volume de chuva no período chegou a 102,5 milímetros. Foram registrados, ainda, pequenos pontos de alagamento no Centro, Barra de Maricá e São José de Imbassaí, todos sem gravidade. Equipes das secretarias de Obras e de Conservação estão percorrendo a cidade para verificar possíveis danos.

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a chuva deve dar uma trégua nos próximos dias, mas a Defesa Civil afirmou que estará de prontidão. Qualquer problema deve ser informado através do telefone 199.

Situações mais graves causadas pela chuva foram evitadas graças ao trabalho permanente de limpeza de rios, córregos e canais realizado pela Prefeitura de Maricá ao longo de 2017. Em um mês, foram retirados de seis dos principais cursos d’água que cortam a cidade 4.875 m³ de materiais (lixo ou vegetação) que prejudicavam os fluxos, além da limpeza constante de bueiros e bocas de lobo que facilitou o escoamento das águas.
“Estamos com todas as nossas equipes de prontidão para qualquer eventualidade que possa ser ocasionada pelas chuvas. Ao longo do ano passado realizamos um trabalho de dragagem e desassoreamento de rios e canais que evitou transtornos maiores. Esse trabalho será intensificado nesse período das chuvas de verão”, afirma o prefeito Fabiano Horta.