Fotos: Marcos Fabrício

A vista da Lagoa de Araçatiba sempre foi considerada pelo maricaense uma das paisagens mais bonitas do município. O cartão postal, no Centro, tem tradição em servir de cenário para práticas esportivas ao ar livre, sobretudo caminhadas e corrida. Porém, segundo os próprios frequentadores, o que já era bonito ficou incrível, após a obra de revitalização da orla realizada pela Prefeitura, que incluiu pavimentação da via e do calçadão, academia, esculturas, bancos de madeira, quadras de areia para práticas de vôlei e futevôlei, além de uma iluminação especial. A população não só aprovou como já elegeu o calçadão de Araçatiba o novo point do verão de Maricá.

Tudo na nova orla é favorável ao encontro, à sociabilidade, ao lazer e ao relaxamento de crianças e adultos. No calçadão, pedestres, ciclistas, skatistas e patinadores dividem democraticamente a mesma pista, admiram o por do sol e buscam a melhor foto – seguramente é o local atualmente mais fotografado da cidade. Enquanto isso, nas areias, o vôlei, o futevôlei e a yoga, cada um em seu espaço, completam o clima.

A estudante Thaís Calisto, de 21 anos, moradora do Centro, aprovou tudo. “Essa melhoria veio em uma ótima hora, agora está muito legal e bem mais seguro. Dá vontade de vir e de ficar aqui por horas. Minha única sugestão é que essa revitalização se estenda por toda a orla de Araçatiba”, pediu a estudante. O agente de segurança Zelon Silva, de 36 anos, de São Gonçalo, acompanhado da esposa Tatiana Rezende e do filho Mathias, de dois anos, contou que trabalha em Maricá há mais de um ano e também elogiou. “Já conhecia a orla de Araçatiba, mas agora isso aqui ficou muito melhor. Virou um verdadeiro ponto turístico da cidade e não tenho duvidas de que todas essas melhorias vão atrair cada vez mais moradores e turistas. A segurança de Maricá vem melhorando muito e aqui não está diferente. O policiamento está realmente presente e isso é muito bom”, elogiou Zelon.

Sérgio Alverca e Shirlei Andion vieram da capital. “Está tudo muito bonito e seguro. Antes fazíamos caminhada aqui, mas não tínhamos essa sensação de segurança de agora. Minha esposa está até querendo vir morar definitivamente em Maricá”, afirmou o biólogo. “Inclusive as esculturas ficaram perfeitas. Como biólogo eu aprovo toda ação que ajude na preservação da natureza. Lindo trabalho”, elogiou. “Está maravilhoso. Um lugar alegre e jovem. Dá vontade de vir pra cá”, desejou a professora Shirlei.

O supervisor de loja Rafael Soares, de 22 anos, morador de Araçatiba, comparou o que era e o que se tornou o entorno da lagoa. “Moro aqui e posso afirmar com conhecimento de causa que melhorou muita coisa. Quando saio bem cedo para trabalhar já vejo pessoas caminhando, se exercitando e tudo bem iluminado. Estamos nos sentindo muito mais seguros para curtir esse visual e a iluminação também contribui muito para essa sensação de segurança. Está bonito, limpo e seguro. Todos os dias depois do trabalho eu nem quero descansar. Chego em casa e venho direto para cá”, contou Rafael.

A dona de casa Thaís Pereira, de 29 anos, moradora do Caju, acompanhada do marido Silas Pereira, do filho Bernardo Pereira e dos sobrinhos Júlio Cesar e Jamile elogiou as opções de lazer. “Antes aqui era bom, mas agora está muito melhor principalmente porque agora tem mais possibilidades, mais alternativas. Isso aqui está cheio de vida e eu posso trazer as crianças em qualquer horário do dia, pois é seguro”, explicou Thais.

Dando uma pausa na partida de vôlei, o taxista Vinicius Petrucci, de 22 anos, morador de Araçatiba, ficou satisfeito com a revitalização. “Eu já jogo vôlei aqui há uns cinco ou seis anos e agora esse espaço que foi feito para a prática, incluindo a escolinha, ficou muito legal. Para mim está tudo perfeito. Que continue assim”, agradeceu Vinicius. “Araçatiba está alegre, voltou a atrair um público jovem. Inclusive eu estou até animada para comprar um par de patins e vir patinar nessa pista”, afirmou Beatriz Xavier, de 23 anos, moradora do Centro. “O policiamento está ótimo e a iluminação perfeita, mas se pudesse sugerir mais alguma coisa seria um parquinho para crianças”, sugeriu Beatriz.

Para fechar 2017 com chave-de-ouro, o atual ponto turístico mais badalado de Maricá volta a receber este ano as comemorações do réveillon. Estima-se que o local deva atrair grande público no próximo domingo dia 31 de dezembro, a partir das 21h, horário de inicio dos shows.