Foto: Clarildo Menezes

Alunos do curso de capacitação em Produção Agroecológica, da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca em parceria com a Cooperativa de Trabalho em Assessoria a Empresas Sociais de Assentamentos da Reforma Agrária (Cooperar) receberam seus certificados de conclusão em solenidade realizada no Cine Teatro Henfil, nesta terça-feira (19/12). As aulas ocorreram em duas etapas (Planejamento de Plantio de Hortas e Controle Biológico) com carga horária de 8 horas, na sede da secretaria, em Ubatiba.

Entre os participantes do curso estavam produtores rurais, moradores do bairro Manu Manuela (onde fica a horta agroecológica) e também indígenas. Um dos formados mais entusiasmados era o aposentado Liberino Monteiro dos Santos, de 65 anos. Conhecido por todos como ‘Seu Nitinho’, que foi convidado para compor a mesa diretora ao lado dos secretários Júlio Carolino (Agricultura, Pecuária e Pesca) e Rita Rocha (Habitação e Assentamentos Humanos) e da engenheira florestal da Cooperar, Patrícia Tavares, que ministrou as aulas.

“O que Maricá está fazendo hoje pela agricultura é uma preparação que nunca tivemos. Para mim, o curso serviu para melhorar o que eu já sabia”, disse Nitinho, que cuida de hortas há cerca de 20 anos na localidade do Rincão Mimoso, em Itaipuaçu, onde mora.

Outra formanda, a enfermeira Lusmar de Moraes, afirmou que foi importante participar para ter um plantio sem agrotóxicos. “Tenho em casa plantação de couve, cheiro verde e tomate, e é bom saber como a terra se comporta e os sinais que ela nos dá”, afirmou Lusmar que tem 54 anos e mora no Caxito.

Para o secretário Júlio Carolino, este é apenas o começo de um trabalho maior que a pasta quer implementar em 2018. “No ano que vem temos objetivos maiores como a implantação de uma agrovila, onde pequenos produtores terão seu espaço para plantar”, adiantou ele.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here