A segunda turma do “Cine Henfil em Ação”, projeto da secretaria de Cultura voltado para produção audiovisual, exibiu no último sábado (16/12) os quatro curtas-metragens produzidos pelos 30 alunos inscritos na oficina de cinema. Convidados e moradores de Maricá estiveram no Cinema Público Henfil, no Centro, para assistir “O Engano”, “Benta, a Escrava Itaocaia”, “Carona” e “Impulso Violento”. Com duração de 15 minutos cada, as produções são obrigatórias para a conclusão do curso.

Segundo a coordenadora de audiovisual, Mariana Figueiredo, mais que ensinar as técnicas de cinema profissional o objetivo da oficina é estimular os alunos para exercitarem a criatividade e utilizarem as ferramentas que têm em mãos, como por exemplo, celulares, filmadoras domésticas, iluminação natural, entre outros.

“A ideia é que esses alunos absorvam o máximo de conhecimento, mas também que saiam daqui sabendo fazer acontecer”, afirmou Mariana. “Esse é um trabalho feito de Maricá para Maricá. São histórias do município, produzidas por pessoas daqui, com atores da cidade”, disse. “É a primeira vez que a prefeitura consegue trabalhar de forma consistente o audiovisual na cidade”, completou.

“Essa turma teve início em outubro e de lá pra cá trabalhamos várias partes da construção de uma obra cinematográfica como roteiro, fotografia, figurino, entre muitos outros”, contou Wavá de Carvalho, professor e responsável por ministrar o curso da segunda turma do projeto. “Os alunos se integraram muito bem à proposta e surpreenderam positivamente. Fiquei muito feliz por ver como tem pessoas, aqui em Maricá, que realmente amam cinema e que querem se tornar profissionais da área”, elogiou Wavá.

Participando pela segunda vez o estudante Igor de Matos, de 21 anos, morador de Inoã, contou a razão pela qual decidiu se inscrever novamente no projeto. “Eu já estudo cinema e me interesso por tudo que pode agregar ainda mais conhecimento em relação a produção audiovisual”, explicou Igor. “Um dos motivos que me levou a me inscrever novamente foi saber que seria outro professor e, portanto, poderia aprender a partir de um novo olhar. As duas turmas foram incríveis, mas poder aprender com duas pessoas completamente diferentes agregou ainda mais conhecimento sobre a profissão que eu escolhi”, concluiu.

Ainda de acordo com Mariana Figueiredo, em 2018 o projeto “Cine Henfil em Ação” abrirá uma nova turma. A previsão é de que as inscrições comecem no início de março.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here