Foto: Clarildo Menezes

A Prefeitura de Maricá realizou nesta quarta-feira (13/12), na Casa Digital, um workshop sobre aluguel social para tratar as questões emergenciais no verão, como enchentes e deslizamentos de forma preventiva. Participaram as Secretarias de Habitação e Assentamentos Humanos, Assistência Social e Proteção e Defesa Civil. Maricá já começou a definir o modelo a ser implantado na cidade para o próximo verão.

Entre os assuntos abordados: política de acompanhamento; aluguel social como alternativa de reconstrução (pagamento de um valor determinado ou a inclusão no projeto de unidades habitacionais do MCMV); implantação, legislação aplicável e demais procedimentos para fiscalização, o contexto do aluguel social no cenário de desastres e os aspectos para uma melhor reconstrução.

O evento também contou com a participação da coordenadora do programa em Niterói, Rachel Rodrigues, que falou sobre as dificuldades enfrentadas e as soluções tomadas em sua cidade em abril de 2010 após o deslizamento trágico do Morro do Bumba, que matou muitos moradores e deixou mais de 3,3 mil desabrigados.

O tenente coronel da Defesa Civil de Niterói, Walace Medeiros destacou a importância das políticas habitacionais estarem alinhadas e a existência de estratégias de mídia e comunicação para informar mais rapidamente em caso de alagamentos, queimadas, deslizamentos e enchentes. “É preciso exercer o poder de resiliência, porque quem passa por esse tipo de tragédia tem que ser estimulada a sair daquela situação em que se encontra. Esse encontro promovido pela Prefeitura é importante porque as secretarias estão pensando no assunto  de forma preventiva. Na maioria das vezes as pessoas querem falar da tragédia depois que ela acontece”, ressaltou.

 

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here