Foto: divulgação

A Prefeitura de Maricá vai apoiar o projeto Tecendo as Redes: “Proteção e Defesa de Crianças e Adolescentes” que é uma iniciativa do movimento de mulheres de São Gonçalo e financiado pela Petrobras e contempla ações de prevenções à violência doméstica e a exploração sexual de crianças, adolescentes e jovens.

Maricá participa da ação já que com a futura implantação do projeto Rota 34 da Petrobras e o gasoduto do Comperj que vão cortar a cidade, foi detectada uma necessidade de realizar intervenções que garantam melhores condições de vida para os mais vulneráveis.

 “É fundamental prevenir e evitar que as implicações geradas pelas políticas de desenvolvimento econômico recaiam às dinâmicas de vida das crianças e adolescentes. Por isso, este projeto foi desenvolvido para sensibilizar e orientar a população sobre os riscos em que estão expostos, evitando assim, práticas abusivas e desrespeitosas”, explica Marisa Chaves de Souza, assistente social e gestora de projetos do Movimento de Mulheres.

A psicóloga, Thaís Mello, assim como a socióloga e articuladora de redes, Viviane Rocha, além da assistente social Jéssica Assis darão prosseguimento às ações que irão realizar análises e estatísticas de violência doméstica e sexual nas áreas de abrangência do COMPERJ, promover capacitações para profissionais que interagem as redes de garantia de defesa das crianças e adolescentes e ações itinerantes nos territórios descentralizados.

O grupo já trabalhou no município com a ONG Núcleo Especial de Atendimento às Crianças e aos Adolescentes Vítimas de Violência Doméstica e Sexual, o NEACA, também com o financiamento da Petrobrás, que tinha como objetivo atender crianças, adolescentes e jovens vulneráveis, prioritariamente vítimas de violência doméstica e sexual, por meio de atividades socioeducativas de arte e cultura.

Na cidade, o projeto vai envolver as Secretarias de Assistência Social, Educação e Saúde.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here