Foto: Elsson Campos

Parceria entre a Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar) e o 3º Serviço Regional de Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA) vai levar às escolas da rede pública municipal um trabalho educativo sobre o perigo da soltura de balões e o uso de aparelhos de raio laser para aeronaves. O local escolhido para o projeto piloto foi o Centro de Educação Infantil Municipal Ondina de Oliveira Coelho, no Centro, onde cerca de 50 estudantes assistiram a uma palestra ministrada por oficiais da Aeronáutica. A secretária de Educação, Adriana Costa, e o presidente da Codemar, José Orlando Dias, também participaram.

De acordo com a superintendente de gestão aeroportuária da Codemar, Daniele Silvério, o público alvo deste início de trabalho são realmente as crianças. “Neste período da vida ainda é possível moldar o pensamento dos pequenos e seu caráter. Depois fica difícil mostrar a eles o quanto o balão é perigoso, assim como o laser”, ressaltou.

José Orlando endossou apontando as crianças como multiplicadoras. “Tenho certeza que elas vão levar essa mensagem de prevenção aos pais, amigos, familiares e vizinhos. Maricá vai passar a ter uma grande operação aeroportuária e é interessante que a população se prepare para lidar com ela”, afirmou o presidente da Codemar.

Os alunos assistiram a um vídeo e ouviram explicações do grupo de oficiais e pilotos da Força Aérea Brasileira. No final, foi entregue a todos um kit com uma revista em quadrinhos e um folheto com informações sobre a prevenção de acidentes. Um dos palestrantes, o major aviador Thyago Reis, garantiu que o trabalho de base é fundamental. “É a primeira vez que fazemos esse trabalho com crianças tão pequenas, mas isso é muito positivo. O que estamos realizando é um trabalho a longo prazo de introdução ao ambiente aéreo”, destacou o oficial.

A ação foi acompanhada também pela equipe da direção do CEIM Ondina de Oliveira Coelho. “São perigos que muitas vezes eles não percebem que estão próximos, é importante mesmo. Ficamos felizes por nossa escola ter sido escolhida como primeira”, disse a diretora Ana Carla Jardim, ao lado da diretora adjunta Ana Angélica Silva e da orientadora pedagógica Fernanda Freire.