Foto: Jorge André Batista

As mudanças no sistema da moeda Mumbuca foram apresentadas a cerca de 100 comerciantes e empreendedores de Maricá durante uma reunião realizada nesta segunda-feira (04/12) no Cinema Público Municipal Henfil com representantes do Banco Mumbuca e da Secretaria de Economia Solidária. A nova tecnologia será implantada nos programas de transferência de renda pagos com a Moeda Social Mumbuca (Cartão Mumbuca)A previsão é que o novo sistema comece a operar a partir de fevereiro e que até maio esteja funcionando em sua totalidade.

A novidade é que qualquer morador poderá abrir uma Conta Digital Mumbuca. Aqueles que não estão incluídos nos programas sociais deverão fazer depósitos em suas contas para utilizar as facilidades do sistema. Com isso, os pagamentos podem ser feitos do cliente para o vendedor utilizando apenas o celular. 

Os impactos do novo sistema na economia local foram demonstrados em vídeos. O presidente do Banco Mumbuca, Joaquim de Melo, esclareceu as principais dúvidas como o meio utilizado para realizar os pagamentos. De acordo com Joaquim, os débitos serão realizados através da plataforma E-Dinheiro, sistema financeiro digital que inclui aplicativo e internet banking, que oferece serviços bancários, na sua maioria gratuitos, para a população.

Farmacêutica e proprietária duma Drogaria no Bairro Mumbuca, Fernanda Fonseca, afirma que depois que começou a aceitar o Cartão seu estabelecimento passou a ter um faturamento 15% maior. “Vai facilitar ainda mais as vendas e não vou precisar esperar 30 dias para receber como acontece”, afirmou. 

O Secretário de Economia Solidária, Diego Zeidan, afirma que a nova etapa do Mumbuca é um salto na distribuição de renda na cidade. “Com o novo sistema todos saem ganhando. O dinheiro vai circular localmente, os empreendedores não pagarão taxas exorbitantes e o cidadão vai saber que o valor da compra estará sendo investido aqui no município”, destaca.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here