Foto: Fernando Silva

A E.M. Barra de Zacarias (Barra) realizou nos dias 05 e 06/12 a II Feira Literária que reuniu cerca de 200 alunos com idades entre 04 e 12 anos, além de pais, responsáveis e toda a comunidade com apresentações de teatro, exposições e brincadeiras.

Os alunos do 2º ano fizeram uma apresentação de teatro com o tema “Quem tem medo de quem?” que retratava medos comuns entre as crianças como bruxas, fantasmas, ladrões, piratas e baratas, além de uma apresentação de músicas em inglês com o pessoal da sala de leitura.

“Queremos fazer com que os nossos alunos gostem da leitura e se apropriem dos autores que foram trabalhados com eles ao longo de todo o ano. Entre eles: Bia Bedran, Ruth Rocha e Ana Maria Machado. Temos também a sala da África com os contos africanos e a sala que é inspirada na nossa comunidade, Zacarias”, explicou.

Professora do Pré 2, Patrícia Simeão Santos, desenvolveu com seus alunos obras de Bia Bedran. “A interação de uns com os outros, a vivência com os autores com os quais nós trabalhamos desde o início do ano e a possibilidade de permitir que eles adquiram mais conhecimento é super importante para eles”, contou.

Uma exposição de quatro obras da escritora Ana Maria Machado foi montada pela turma do 3º ano. “Todas as histórias têm um incentivo, então nós achamos que seria legal para eles trabalharem. A “Camilão comilão” fala sobre a alimentação com qualidade e sequência de números, além de legumes e verduras; “A menina bonita” fala sobre a questão da pele e a consciência negra; “O domador de monstros” foi para trabalhar a imaginação, porque toda criança imagina ver monstros, então eles criaram os que quiseram e “Dona baratinha” resolvemos trabalhar por ter muitos animais e podermos trabalhar essa diversidade”, pontuou a professora Monica Santos da Costa.

Já a aluna Manoela Albuquerque (8 anos) destacou a maneira como as obras são escritas pela autora. “O jeito que ela escreve é bem legal. Dá vontade de ler”.

Sharlene Souza, professora de recreação de todas as turmas procurou resgatar brinquedos e brincadeiras de antigamente, como a corda, o elástico, a pipa, a peteca, a bolinha de gude e o skate. E a partir das aulas, biscuits foram feitos por eles. “Numa analogia à obra do artista plástico Ivan Cruz, que retrata crianças brincando de pular carniça, pé de lata e amarelinha. Todas essas brincadeiras foram colocadas em prática nas aulas por eles, para que eles pudessem vivenciar cada momento”, refletiu.

Para Camile Silva de Souza (10 anos) que participou do projeto sobre África, além de tratar com bichos e floresta, o trabalho teve um gostinho mais que especial “estudar os antigos”, concluiu.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here