Foto: Jorge André Batista

O “Raízes e Vivências em Maricá”, como é conhecido o projeto de Turismo de Base Comunitária (TBC) reuniu proprietários de 20 empreendimentos nesta segunda-feira (04/12), no CEM Joana Benedicta Rangel. A iniciativa é uma parceria entre a Prefeitura, através das secretarias de Economia Solidária e de Turismo e a Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio) que pretende fortalecer empreendimentos de turismo de base comunitária do município. O projeto “Raízes e Vivencias em Maricá” vai oferecer a moradores e turistas a possibilidade de conhecer o turismo e a cultura da cidade através de empreendimentos locais.

Este foi o terceiro encontro e serviu para o fechamento do roteiro para ser impresso e apresentado durante o I Festival de Economia Solidária e Reforma Agrária, que acontece no próximo dia 15 de janeiro. Durante o encontro, os participantes discutiram o papel de cada um no sucesso da iniciativa e a participação da comunidade e do poder público municipal para que o roteiro aconteça realmente na prática.

A professora e coordenadora do projeto, Bruna Conti, disse que apesar do atraso no cronograma, o projeto será apresentado na data acertada e destacou ainda a participação dos empreendimentos como fundamentais para o sucesso do programa de Turismo de Base Comunitária. “Já estamos planejando as atividades para o próximo ano e realizamos uma avaliação do nosso trabalho até aqui”, comentou.

O guia, que também terá uma versão online, vai oferecer informações sobre locais a serem visitados que possuam em sua base princípios de cooperação, comércio justo e solidário. Em sala, os empreendedores apontaram sugestões de como eles, a sociedade e o governo municipal podem contribuir para o sucesso do evento. Entre as contribuições estão a divulgação dos roteiros, a exposição dos banners nos empreendimentos e a indicação entre eles como parte de um coletivo.

O empreendedor Marcos Torres, que aluga pedalinhos e caiaques na lagoa da Barra de Maricá, aprovou a iniciativa do governo em realizar a parceria com a Unirio para dar mais visibilidade ao turismo de Base Comunitária. “Gostei da ideia da Prefeitura. Vai nos ajudar a fazer a divulgação dos nossos produtos e serviços”, afirmou. O pensamento vai ao encontro do que pensa a Secretaria de Economia Solidária. O secretário Diego Zeidan acrescenta que o TBC está diretamente ligado às atividades e serviços desenvolvidos pelas comunidades e contribui para gerar a economia localmente. “O que queremos, é fazer com que todos os empreendedores de Turismo de Base Comunitária possam desenvolver seus produtos e serviços tendo em mente a colaboração. O sucesso deste projeto depende de todos”, acrescentou.