Servidores públicos da Prefeitura de Maricá e da Câmara Municipal poderão participar de um curso de capacitação em gestão pública com foco em instrução de atos administrativos e procedimentos decorrentes da normatização de licitações e contratos da administração pública. A princípio, o curso é direcionado para integrantes de comissões de análise de processos com intuito de desburocratizar e dar celeridade às tramitações. As aulas terão início nesta terça-feira (05/12), às 15h, na Câmara dos Vereadores.
Para o secretário de Planejamento, Leonardo de Oliveira Alves, a capacitação constante é uma meta da administração. “É importante adotar esta visão de que o servidor capacitado e preparado para as demandas da gestão pública é um benefício que garante eficiência na elaboração, acompanhamento e prestação de contas de projetos. A sociedade maricaense ganha muito com isso”, afirmou o secretário.
Para o Coordenador da Assessoria de Contratos, Convênios e Licitações da Procuradoria Geral do Município, Rodrigo Alvarenga, “esta capacitação é uma importante ferramenta na busca por uma gestão eficaz. A iniciativa denota uma medida eficiente, na persecução da prestação de um serviço público melhor e com mais qualidade”, afirma.
Nesta etapa, a capacitação vai abordar as leis que estabelecem normas gerais sobre licitações e contratos administrativos pertinentes a obras, serviços, inclusive de publicidade, compras, alienações e locações no âmbito dos poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios. As vagas são limitadas e os servidores interessados no curso, devem procurar a Escola de Administração Municipal (EMAR) ou a Subsecretaria de Assuntos Federativos e Inovação no telefone 2634-1303.
“Esta é uma ação prática de transversalidade que leva para todas as secretarias e consequentemente para a população de Maricá, mais agilidade, transparência e benefícios sociais. A inovação é uma das marcas dessa gestão que busca a integração das secretarias por meio da capacitação dos servidores”, afirmou Kika Monnteiro, subsecretária de Assuntos Federativos.
A EMAR é a responsável por preparar o curso que é uma cooperação entre a Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão, a Câmara Municipal de Vereadores, a Procuradoria Geral do Município e a Subsecretaria de Assuntos Federativos.