A Escola Municipal Joaquim Eugênio dos Santos, no bairro Mumbuca, sediou a I Jornada de Diversidade e Inclusão Educacional de Maricá nos dias 30/11 e 01/12 que teve o tema “Inclusão com responsabilidade é possível”. Cerca de 200 pessoas, entre professores que trabalham com pessoas com deficiência, orientadores e diretores participaram da discussão que foi realizada pela Secretaria de Educação, através da Coordenação de Diversidade.
A Jornada contou com apresentações de atividades realizadas por alunos especiais, exposição de trabalhos, palestras e demonstração de experiências pedagógicas. O encontro teve o objetivo de fortalecer o compromisso da rede pública municipal de ensino com a inclusão.
Surdez, autismo e deficiência visual foram alguns dos temas abordados pelas palestrantes Berenice Piana, autora da lei 12.764/12, que institui a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista, e Isabel Portela, professora de sala de recursos no município de São Gonçalo.
“Sou professora docente II e quando cheguei na escola recebi o desafio de trabalhar com deficientes visuais. No início foi difícil, pois não sabia como interagir com os alunos. Mas depois que fiz o curso de braille não parei mais. São 25 anos de amor e dedicação à inclusão”, destacou Isabel, que em sua palestra abordou o tema Estratégia Pedagógicas para Deficiência Visual .
A professora da sala de recursos da Escola Municipal Aniceto Elias, Ironéa Gomes, frisou a importância do evento. “Excelente palestra sobre autismo. Foram novos aprendizados que irão acrescentar muito no nosso dia a dia dentro da sala de aula”, assegurou.
“As palestras ampliaram nosso conhecimento, confirmando as práticas pedagógicas que vêm sendo desenvolvidas em nossa rede de ensino. As apresentações das escolas com suas experiências enriqueceram a jornada, reafirmando o compromisso dos nossos professores de salas de recursos, mediadores, intérpretes, instrutores, professores de atendimento pedagógico e ambulatorial com o desenvolvimento dos nossos alunos”, disse Helen Silvia, coordenadora de Diversidade e Inclusão Educacional.