Foto: Izabel Oliveira

O Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento do Leste Fluminense (Conleste) lançou na tarde desta sexta-feira (01/12), em encontro realizado na sede Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de São Gonçalo, o Planejamento Estratégico para o período de 2018/2030. Para contar com a participação dos mais de três milhões de moradores dos 15 municípios no planejamento, a entidade criou um site em que o cidadão pode contribuir com sugestões do que pode ser realizado para melhorar a sua cidade.

Inicialmente está sendo feito um estudo socioeconômico da região que já apontou, entre outras questões, que na região do Conleste apenas 521 mil dos empregos são formais. Para o prefeito Fabiano Horta, pela primeira vez o Conleste está sendo colocado como protagonista na atual conjuntura política.

“O Conleste mostra a sua força no momento em que temos uma decadência histórica do Estado do Rio de Janeiro. O Conleste tem a ver com a nossa capacidade de reação. É hora de repensar a cadeia produtiva do pré-sal e tantos outros investimentos como o Comperj e o Porto de Maricá. Esse é o desafio da troca entre os municípios para fortalecer o todo”, concluiu o prefeito.

Para ajudar na construção do Planejamento Estratégico você pode entrar no site conleste2030.com.br para dar a sua contribuição.

A duração do Planejamento será de seis meses. O plano deve ser apresentado em maio de 2018. O objetivo é desenvolver a região em gerar mais empregos formais.