Foto: katito Carvalho

A educação no trânsito tem sido uma campanha permanente da Prefeitura de Maricá de forma lúdica através do projeto Flash no Trânsito que consiste em esquetes teatrais em pontos de grande circulação de pessoas e veículos. Nesta sexta-feira (01/12), os atores que participam do projeto Maricá em Cena, num trabalho conjunto entre a Secretaria de Cultura e a Federação de Teatro do Estado do Rio de Janeiro (Fetaerj), apresentaram cenas do cotidiano do trânsito na Rodoviária do Povo de Maricá, no Centro.

Ao lado dos atores Filipi de Oliveira e Nah Campos com quem contracena, Angela Dantas falou sobre a proposta do trabalho, “O Maricá em Cena começou a ser feito por outro grupo com a proposta de mímica no sinal. Depois,  iniciamos com o teatro invisível, que começa do nada no meio das pessoas em pontos de ônibus, filas de banco, rodoviária. Mesmo com a camiseta, as pessoas acreditam que é real, só depois vêem que é encenação”, contou.

Quem estava nas filas dos ônibus mostrou-se surpreso com a encenação que leva à reflexão sobre infrações no trânsito diariamente cometidas como não usar o cinto de segurança e o capacete.

Morador de Bambuí, Enzo Féliz Barreto, 17 anos, conversava com a esposa sobre o que assistia. “Parece até cena de novela. Eles estão representando. Maricá realmente precisava disso, porque alerta sobre o uso do cinto de uma maneira diferente, já que falando muitas vezes as pessoas não prestam atenção. Perdemos muitos amigos em acidentes de moto”, avaliou.

Fabíola Oliveira da Silva, 24 anos, contou que já foi vítima de um acidente de moto. “Foi em 2013, eu estava na garupa. Um carro foi cortar, nos fechou, aí perdemos a direção e batemos de frente com o muro. Estávamos sem capacete porque íamos perto de casa. O condutor morreu na hora e fui parar no Miguel Couto. Minha perna ficou toda machucada”, lembrou.

Ao lado de um amigo, Kevin Gonçalves, 19 anos, parabenizou os atores pela encenação. “Muitos jovens estão morrendo por causa de acidentes de moto. Eu perdi dois amigos assim, que bateram num carro. Então, dá satisfação ver uma encenação dessa em Maricá, porque muitos jovens por aí estão se perdendo com essa mistura de drogas, álcool e moto”, frisou.

Comerciante do local, Sérgio Eduardo de Batista, 42 anos, também falou sobre a importância dessas ações na cidade. “Eu acho até que deveria ter nas escolas, porque o pessoal é muito desinformado sobre as leis de trânsito tanto pedestres quanto motoristas”, explicou o morador do Flamengo.

“Eu achei um barato, lindo e educativo. Para quem presta atenção, elucida bem a real situação dos jovens e o perigo que enfrentamos quando se fala de motos”, destacou Jackson Campos Dias morador do Pacheco (Itaboraí) que aplaudiu após a apresentação da esquete.