Foto: Clarildo Menezes

No Dia Estadual de Redução de Riscos de Desastres, lembrado nesta quarta-feira (29/11), a Secretaria de Proteção e Defesa Civil de Maricá realizou a simulação de uma emergência de evacuação de recinto. O local escolhido para a atividade foi a Escola Municipal Vereador Aniceto Elias, em Inoã, onde alunos e professores já haviam recebido orientações sobre como proceder nesses casos.

De acordo com o coordenador geral da Defesa Civil, coronel Edson do Amaral, todo o espaço interno é esvaziado ao terceiro toque da sirene da escola (são seis no total que caracterizam a emergência). Uma fumaça cenográfica foi feita e, com a ajuda dos professores, os meninos e meninas saem das salas de mãos dadas e em fila, que começa por um colega de colete azul e termina com outro de amarelo. Além disso, locais como banheiros e refeitórios foram vasculhados. Segundo os agentes, a ação ficou dentro do tempo previsto de dois minutos para que todos estejam no pátio da unidade, apontado como área mais segura do local.

“A criança é o melhor multiplicador de um aprendizado, pois vai contar o que aprendeu aos pais, parentes, vizinhos e amigos. Além da orientação prévia, também sinalizamos a escola indicando as saídas de emergência para o ponto mais seguro. E isso vai ficar fixado lá para que todos lembrem sempre o que foi treinado”, explicou o coronel Amaral.

O major Geovani Dias revelou que a unidade de Inoã foi escolhida por uma característica do local. “Esta escola fica bem próxima a uma vegetação e tivemos de deslocar uma equipe para cá por causa disso”, lembrou ele, adiantando que outros prédios públicos municipais também terão simulações como esta.

A diretora da E.M. Vereador Aniceto Elias, Lourimar Dornellas, apoia a aprendizagem. “Já tivemos que retirar os alunos das salas, mas fora desse padrão que foi mostrado. Acho importante ter essa prática da forma correta”, disse ela.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here