O projeto de implantação do Parque Tecnológico em Maricá está mais próximo de acontecer. Entre os dias 14 e 16 de novembro, Maricá participou do Congresso Mundial Smart City Expo (SCEWC) de 2017, em Barcelona, representada pelo secretário de Desenvolvimento Econômico, Comércio e Petróleo, Alan Novais, e os diretores da Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar), Tiago de Paula e Carlos Eduardo Guimarães. O congresso é o principal evento internacional que discute cidades inteligentes e reuniu 700 municípios de mais de 120 países. Os expositores puderam também conhecer o projeto do Parque Tecnológico de Maricá que foi apresentado à Câmara de Comércio da Catalunha.

“Apresentamos a representantes de cidades do mundo inteiro o Parque Tecnológico que será construído em Maricá. Essa é uma oportunidade de permitir que as cidades inteligentes tenham mais acesso às novas tecnologias”, afirma Alan. “Nosso objetivo é facilitar a vida dos moradores no que diz respeito ao acesso a informações. A pessoa já sai de casa sabendo onde vai encontrar determinado tipo de atendimento. E, por isso, é importante a participação de Maricá nesse tipo de evento porque o mundo está se tornando ainda mais interdependente e as cidades precisam trabalhar em conjunto para lidar com esses desafios comuns”, explica Alan Novais.

Dois encontros com o presidente da Associação Internacional de Parques Tecnológicos e diretor da Lá Salle, Josep Miquel Piqué, permitiram a celebração de um acordo de cooperação para modelagem, implantação e gestão do Parque Tecnológico de Maricá.

“Tivemos dois encontros com JM Pique, em Barcelona, um na Tech Nova Uni La Salle onde ele apresentou o conceito de universidade e da formação empreendedora em todos os níveis de ensino e como se dá o processo de desenvolvimento de novas empresas de inovação e sua relação com as grandes empresas. E outro encontro na @22, um distrito de inovação, que congrega no mesmo bairro moradias, empresas de base tecnológica e universidades” afirma Tiago de Paula, diretor da Codemar.

Também foi iniciado o processo de filiação de Maricá à Associação Internacional de Parques Tecnológicos (IASP). As parcerias vão permitir que o Parque Tecnológico de Maricá já nasça bem articulado internacionalmente.

O SCEWC 2017 é um evento de referência internacional sobre cidades inteligentes que tem como principal objetivo criar uma plataforma líder de ideias, redes, experiências e negócios internacionais à procura das soluções mais relevantes e inovadoras no contexto do desenvolvimento urbano sustentável. O conceito de smart cities ou cidades inteligentes se define pelo uso da tecnologia para melhorar a infraestrutura urbana e tornar as cidades mais eficientes e melhores de se viver.

“Foi de muita sinergia a visita ao congresso mundial de Smart City em Barcelona. Encontramos lá um ambiente de tecnologia integrada que moderniza os sistemas urbanos. Apresentamos o projeto que temos para Maricá através do Parque Tecnológico e do conceito de Cidade Inteligente, que tem como finalidade desenvolver a cidade no âmbito econômico e ambiental pensando sempre na preservação da identidade cultural, como acontece em Barcelona, de forma que o uso tecnologia impacte e beneficie positivamente o dia a dia do cidadão”, afirma Carlos Eduardo, diretor de Desenvolvimento da Codemar.

O tema desse ano do SCEWC foi “Empower Cities, Empower People”, ou seja, “Capacitar as cidades, capacitar as pessoas”, e reuniu alguns dos melhores pensadores do mundo com o objetivo de criar uma plataforma incomparável para o compartilhamento de conhecimento e a promoção de novas iniciativas.

Em junho, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e a Codemar assinaram um protocolo de cooperação com a Associação Parque Tecnológico São José dos Campos (PQTEC) para estruturação e implantação de infraestrutura de apoio à pesquisa, desenvolvimento e inovação em tecnologia em Maricá. O PQTEC de São José dos Campos abriga em sua estrutura programas e projetos de incubadoras de empresas.

Uma parceria com a Universidade Federal Fluminense (UFF) também irá trazer para a cidade uma Escola de StartUp com cursos sobre empreendedorismo, administração e finanças que funcionará dentro do Parque Tecnológico.