Foto: Clarildo Menezes

E se a maior escritora infantil que o Brasil já teve resolvesse mostrar sua obra ao seu mais famoso personagem? É exatamente isso que acontece no espetáculo “O Tesouro de Maria”, que encantou crianças e adultos que foram neste fim de semana ao auditório do Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU), na Mumbuca. Na história, Maria Clara Machado fala de suas histórias com Pluft, O Fantasminha, que passa a conhecer outros personagens criados por ela em livros como “A Bruxinha que Era Boa”, “O Rapto das Cebolinhas” e “O Pirata da Perna de Pau”, entre outras. A montagem foi do grupo Operários da Arte, de Araruama.

Durante a peça, onde conversa com a autora (desde 2001 também um ‘fantasma’, segundo a própria), Pluft remexe um baú que pertence a ela e fica cara a cara com a aprendiz de bruxa Ângela (que não consegue fazer maldades), com o detetive Camaleão Alface (que investiga o caso das cebolinhas roubadas) e o pirata que foi assombrado pelo seu tio em um navio. Maria Clara conta também sobre sua carreira iniciada em 1953, citando também o teatro Tablado, montado por ela na Zona Sul do Rio.

No final, a diretora Ângela Dantas (que interpreta Maria Clara Machado), disse que a autora revolucionou a literatura infantil no país e que deve ser ainda mais lembrada. “Tem gente que a confunde com Ana Maria Machado, que é outra grande escritora, mas Maria Clara é um ícone grande demais e é preciso ter a noção exata disso”, frisou Ângela, ao lado dos atores Eliandro Martins, Alexandre Corexa e Ná Campos.

Para as crianças, a diversão estava garantida com a história no palco do CEU. A pequena Débora, de 4 anos, não parava de falar em direção ao elenco. “Nós vamos sempre no Cine Henfil e os espetáculos conseguem prender a atenção dela, algo que é difícil até para mim, que sou mãe dela. A concentração dela vem melhorando bastante”, revelou a pedagoga Tatiana Rodrigues, de 33 anos, que mora na Mumbuca e disse que adorou o espetáculo tão perto de casa. “O bom daqui é que a criança já brinca com o que tem do lado de fora, e agora ainda tem o teatro”, comemorou ela.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here