Foto: Marcos Fabrício

Nesta sexta-feira (24/11) em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Câncer de Próstata, celebrado no último dia 17, a Secretaria de Saúde organizou mais uma ação de conscientização na Praça Conselheiro Macedo Soares, também conhecida como Praça do Turismo, no Centro, um grande evento para marcar a data com todos os programas como: Hiperdia (Hipertensão e Diabetes), Estratégia e Família, Saúde da Mulher, Hanseníase e Vigilâncias. O Dia D contou com uma grande equipe de profissionais que disponibilizou para a população serviços gratuitos como teste de HGT (nível de glicose), aferimento de pressão arterial e marcação de consultas para a saúde do homem no Centro de Diagnostico e Tratamento.

Durante todo o mês de novembro, período da campanha, mais de 500 pessoas receberam algum tipo de atendimento na tenda montada na Praça do Turismo. E, que esse número ainda deve aumentar, pois a campanha só termina na próxima semana, no dia 30/11.

A gerente do Programa Hiperdia, enfermeira Elaine de Souza, falou sobre a ação e da importância de um diagnóstico precoce na prevenção de doenças crônicas não transmissíveis. “Juntamente com essa ação celebramos também, em 14 de novembro, o dia mundial no combate a Diabetes, e por isso, reunimos hoje na praça vários programas da secretaria de Saúde para falar sobre sua função, fluxograma, orientar a população sobre a diabetes, câncer de próstata e principalmente oferecer diagnósticos rápidos.”, disse a enfermeira. “Essa é uma ação para toda a família, pois a família é uma importante aliada na prevenção da saúde do homem”, frisou Elaine.

Segundo Leandro Bastos, coordenador do Programa Saúde do Homem, pesquisas comprovam que 75% dos homens só comparecem a Unidade Básica de Saúde quando levados por suas esposas ou filhas e que falar sobre o câncer de próstata ainda é um tabu para a população masculina.

“Esse é um programa que tem como objetivo levar para a população masculina, de 20 a 59 anos, um atendimento especifico que normalmente o homem não tem o hábito de buscar”, afirmou o coordenador. “Para suprir essa deficiência nós fazemos um trabalho diferenciado, inclusive com horários alternativos de atendimento para esses pacientes”, completou.

Leandro chama atenção para a resistência masculina ao tema. “É fato que o homem é mais resistente quando o assunto é procurar um médico e principalmente se for um atendimento de caráter preventivo. E, quando o assunto é câncer de próstata é muito importante a realização de um diagnóstico precoce para que a chance de cura seja maior, podendo chegar até 95%”, explicou. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer de próstata é o segundo tipo mais comum da doença entre os homens no país.

Um dos primeiros a receber atendimento durante a ação foi Luiz Carlos, de 69 anos, morador de Cordeirinho, que estava acompanhado da sua esposa, Erica Costa. “Passei por aqui, vi a movimentação e decidi dar uma olhada na pressão e na glicose”, contou o senhor Luiz. “Os homens precisam se conscientizar da importância de se informar e fazer o exame de câncer de próstata, eu já fiz”, completou.

O morador de Araçatiba, Eriberto Moraes, de 60 anos, que costuma fazer caminhada pelo Centro deu uma pausa no exercício e também aproveitou para testar seu nível de glicose. “Eu já faço periodicamente o acompanhamento”, contou Eriberto. “Essas ações devem acontecer sempre na cidade, principalmente, porque de um modo geral a população não tem acesso a informação e condições adequadas de saúde”, analisou.

Veja abaixo o cronograma de ações da ultima semana do Novembro Azul:

Dia 27/11 ação no posto do Retiro e Mumbuca (início às 8h)

Dia 28/11 ação nos postos de São José I e II (início às 8h)

Dia 30/11 ação em todos os postos de Inoã (início às 8h)

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here