Foto: Clarildo Menezes

Uma noite com a verdadeira magia da sétima arte marcou a abertura da Mostra Maricá Cinema e Memória na noite desta quinta-feira (23/11), no Cine Henfil. A programação do primeiro dia teve a exibição do mini-documentário “Memórias do Cinema Fróes da Cruz”, que falou com historiadores e personagens que testemunharam a instalação das primeiras salas de cinema na cidade, a partir de 1909. Em seguida, foi exibido o filme mudo “Sherlock Jr.”, dirigindo e estrelado por Buster Keaton em 1924. A produção teve sua trilha e alguns efeitos sonoros feitos ao vivo, como nos cinemas de antigamente, pela orquestra Soundpainting Rio, composta por 12 músicos.

A experiência proporcionou uma viagem no tempo até para quem não tinha ideia de como funcionavam as antigas salas de cinema. “A minha geração nunca teve como saber que era assim e eu tive essa oportunidade hoje. Foi mesmo uma boa experiência”, atestou a estudante Roberta Morais Marins, de 18 anos, moradora de Itapeba. Já a vendedora Lélia Rosa de Oliveira, que tem 56 anos e conheceu alguns cinemas mostrados no documentário, levou a mãe de 85 anos e que nunca tinha ido a uma sala de exibição. “Nós morávamos numa fazenda em Manoel Ribeiro e nossa diversão era outra, eu quase não saía de lá”, contou dona Leocádia, ao lado da filha. “É tudo novo para ela, mas eu adorei tudo e lembrei de quando eu vinha pro cinema”, disse Lélia, que mora em Ponta Negra.

Para a secretária de Cultura de Maricá, Andrea Cunha, a mostra resgata uma importante história da cidade. “Estamos falando de gente que trouxe o cinema para Maricá há mais de 100 anos e é pouco lembrada. Temos todos de conhecer essas histórias”, enfatizou. A mostra segue até domingo (26) com outros filmes e também debates com convidados. A programação está no site www.maricacinemaememoria.com/mostra.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here