Núcleo fica na Rua dos Mamoeiros (antiga Rua 1) - Foto: Clarildo Menezes

No próximo sábado (25/11) moradores de Inoã e bairros próximos podem participar de uma caminhada em apoio à campanha Novembro Azul, que conscientiza os homens sobre a necessidade de realizar o exame de próstata e se prevenir da doença. A concentração para saída é a sede do projeto Viver Bem, em Inoã, a partir da 08:30h.

Além do tradicional alongamento, os participantes poderão aferir a pressão arterial com uma técnica de enfermagem. Após a atividade, haverá palestra sobre a prevenção da doença e a importância da realização de um diagnóstico precoce, além de mesa de café da manhã com frutas e aulões.

“Queremos uma aproximação com o público masculino através de uma conversa franca que busca a conscientização sobre o câncer de próstata. Como ainda há muito preconceito e resistência sobre o tema, nosso objetivo é pedir às mulheres que convidem seus familiares para participar da atividade, ajudando a quebrar esse gelo”, explicou o coordenador Bruno Rodrigues.

O câncer de próstata é o mais frequente no sexo masculino, ficando atrás apenas do câncer de pele. Estatísticas apontam que a cada seis homens, um é portador da doença. Segundo dados da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), após o aparecimento dos sintomas, mais de 95% dos casos de câncer de próstata já se encontram em fase avançada. Por isso, é importante o exame regular através do toque retal e do PSA periodicamente.

Homens com mais de 50 anos devem realizar a dosagem sérica do PSA e o exame digital retal anualmente. Em caso de histórico familiar, o urologista deve ser consultado desde os 45 anos. Esta prática diminui a mortalidade pela doença em cerca de 21%.

A Unidade do projeto Viver Bem em Inoã fica na Rua 01 lote 18, no Spar.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here