Foto: Sabrina dos Santos Alves
Com a finalidade de incentivar projetos de leitura nas escolas e de preparar os profissionais para Olimpíada Brasileira de Língua Portuguesa de 2018, a Secretaria de Educação, realizou nesta quinta-feira (16/11), na Casa Digital, o curso de capacitação “Aluno Leitor: um desafio possível” . A formação reuniu professores de Língua Portuguesa da rede municipal que foram orientados professora Maria Teresa Tedesco da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), coordenadora da Olimpíada de Língua Portuguesa no Estado.
A capacitação ofereceu aos profissionais propostas de incentivo a leitura e estratégias de trabalho com literatura e produção de textos em turmas do segundo segmento do Ensino Fundamental. Márcia Monteiro, professora na E.M. Marquês de Maricá destacou a importância do aprendizado. “É importante termos esses encontros com outros profissionais da área para trocarmos experiências e traçar novos caminhos”, disse.
“Vim apresentar a proposta de dialogar sobre literatura. Na maioria das escolas a única motivação para leitura é a avaliação ao final da atividade. No entanto, tal motivação raramente colabora para desenvolver o prazer pela leitura, ou seja, para formar o leitor. É importante elaborar atividades de incentivo criando “atmosfera” para leitura em sala de aula, visando a formação do leitor”, afirmou Maria Teresa Tedesco.