Foto: Fernando Silva

Apenas quatro dias depois de iniciarem sua participação no projeto ‘Urbanista por Um Dia’, alunos da E.M. Professor Darcy Ribeiro, em Inoã, já elaboraram uma ideia para ocupação de área pública de aproximadamente 3.500 metros quadrados ao lado da CEIM Professor José Carlos Almeida, no loteamento Bosque Fundo. A proposta dos estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental querem que o espaço tenha uma pista de skate, parque com brinquedos para crianças, aparelhos de ginástica para idosos, uma cerca no córrego ao lado, nova iluminação e decoração com materiais recicláveis (como pneus e garrafas pet), entre outros itens.

Uma maquete em 3D será montada junto com as arquitetas coordenadoras do projeto Jaline Lima e Ana Cláudia Garcia, da Secretaria de Urbanismo, para ser apresentada durante a terceira edição do Governo Itinerante, marcada para o dia 2 de dezembro em Inoã.

Os dois primeiros projetos elaborados por alunos da EM Mata Atlântica e do CEIM Valéria Passos, ambas em Itaipuaçu, já foram apresentados aos moradores. “Para nós o projeto é um grande sucesso. Vemos que os alunos realmente se envolvem muito e aprendem sobre itens importantes como acessibilidade e preservação ambiental”, constata Jaline.

Para a diretora da EM Darcy Ribeiro, o sentimento dos alunos é de fazer parte da história. “Eles se sentiram como parte fundamental da política pública, isso é o mais bacana deste projeto”, ressaltou Vanda Timóteo.

Junto com os colegas, a aluna Ana Clara Ferreira (13 anos) debateu com as arquitetas quais as melhores alternativas para executar o projeto elaborado. Ela afirmou que se sente orgulhosa por participar. “No futuro vou poder dizer que ajudei a fazer aquilo junto com eles, acho que vou ficar feliz”, projetou a aluna do 6º ano.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here