Foto: Kelly Rodrigues

Mais de 330 pessoas foram atendidas durante a ação social do CRAS Itinerante realizada no último dia 11/11, na creche Nelson Mandela, em São José do Imbassaí. O evento reuniu serviços das secretarias de Assistência Social, Saúde, Cidade Sustentável, Agricultura, Pecuária e Pesca, Cultura e Trabalho.

A Coordenadoria de Atendimento à Criança e ao Adolescente interagiu com as crianças com atividades recreativas e diversos brinquedos educativos, além de se divertirem com as apresentações do mágico. A população levou para a casa mudas de plantas frutíferas.

Os moradores também tiveram acesso às orientações das equipes do Cadastro Único (com maior procura pelo programa Bolsa Família), dos técnicos da Subsecretaria de Prevenção à Dependência Química (SAPAD); do Serviço Especializado e Abordagem Social (SEAS), do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), do Acolhimento Social, do programa Bilhete Único Universitário e do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, totalizando mais de 40 atendimentos.

A equipe do CRAS São José/Marine realizou atendimentos entre inscrições para as oficinas geradoras de renda e declarações de hipossuficiência para isenções de taxas em documentações no cartório do município. A equipe de assessoria de eventos cadastrou casais para o projeto Casamento Comunitário.

A equipe do programa Saúde Bucal aplicou flúor nas crianças, entre 4 a 12 anos (os quais foram encaminhados para o posto e para o Centro de Especialidades Odontológicas – CEO – para uma consulta no dentista).

O Sistema Nacional de Emprego (SINE) fez agendamentos para emissão de carteira de trabalho. Ainda na ação, os moradores tiveram acesso aos serviços gratuitos, de corte de cabelo e “designer” de sobrancelhas com a equipe do Salão Rosa Mello e das oficineiras do CRAS de São José/Marine, além de adquirirem roupas do brechó social.

A ONG Culturando Já desenvolveu atividades sobre a cultura da pré-história com pinturas rupestres (figuras de representações pré-históricas) e exposição com acervo pertencente ao Museu Nacional, com espécimes da fauna da Mata Atlântica e de organismos marinhos.

Os moradores aproveitaram o profissional de acuidade visual para medirem o seu nível visual através da “Tabela de Snellen”, que consiste em uma linha de letras que vão diminuindo sucessivamente. Alguns casos detectados de problemas visuais foram encaminhados para a oftalmologista do município, para realizarem exames de fundo de olho e acompanhamento de tratamento.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here