Foto: Marcos Fabrício

Está oficialmente aberto o 43º Campeonato Brasileiro Adulto de Tiro com Arco que este ano acontece em Maricá, entre os dias 15 e 19 de novembro com a participação de cerca de 200 atletas de todo o país. A solenidade de abertura foi realizada na manhã da última quarta-feira (15/11), seguida de um treino livre, no centro de treinamento da Confederação Brasileira de Tiro com Arco (CBTARCO), em Itapeba, e contou com a presença do secretário de Esporte e Lazer Filipe Bittencourt; do secretário de Governo e de Obras, Renato Machado e do presidente da CBTArco, Vicente Fernando Blumenschein.  As finais acontecem nos dias 18 e 19/11, na Praça Orlando de Barros Pimentel, no Centro.

“Maricá hoje é uma referência no tiro com arco. Os atletas que representam o Brasil na seleção brasileira são, em sua maioria, de Maricá e para nós é uma honra poder receber esse tipo de evento na cidade”, afirmou o secretário Filipe Bittencourt. “É um compromisso da Prefeitura através da secretaria de Esporte incentivar essa modalidade porque certamente na próxima olimpíada nosso país terá chances reais de conquistar medalhas com atletas maricaenses, formados aqui no nosso projeto”, completou. “A missão desse evento é divulgar esse esporte e despertar o interesse das pessoas nessa modalidade esportiva. E, as finais da competição acontecendo na Praça Central da cidade é para mostrar a população, que ainda desconhece o esporte, que Maricá é atualmente uma potência no tiro com arco”, explicou o secretário.

Para o secretário de Governo Renato Machado também é prioridade do governo continuar investindo em esportes e motivar os jovens na sua participação. “Como gestor público sei que o esporte é capaz de mudar gerações e a Prefeitura tem interesse de continuar investindo cada vez mais no esporte, principalmente estimulando as crianças, pois o esporte é um aliado da educação e da formação de caráter”, disse o secretário Renato Machado.

“Esse evento é uma parceria entre a Prefeitura, a CBTArco e a Federação de Tiro com Arco do Estado do Rio de Janeiro , a FETArcoRJ, e sua importância se dá porque hoje Maricá  é um celeiro de talentos do tiro com arco no país e tem reconhecimento internacional”, afirmou João Cruz, presidente da FETArcoRJ. “Além disso, a força que a Prefeitura está nos dando, fomentando o esporte e incentivando a prática do tiro com arco, mantendo um projeto social que oferece a possibilidade de treinamento para crianças de Maricá nos deixa muito felizes”, afirmou João Cruz.

Pouco antes de declarar aberto o Campeonato Brasileiro de Tiro com Arco 2017, o presidente da CBTArco, Vicente Blumenschein, agradeceu a Prefeitura pelo apoio e afirmou que segue firme na missão de tentar cada vez mais melhorar o desenvolvimento do Tiro com Arco dentro do Brasil e também dentro do painel mundial.  Já a convidada Sandra Lima, conhecida medalhista das olimpíadas de tiro com arco, se disse emocionada por reencontrar vários amigos que no passado já competiram com a atleta. “Eu fico muito feliz de por estar aqui. Já estive no lugar de vocês e sei da ansiedade que surge em um início de campeonato. falou a atleta.

Os competidores de São Paulo, Fernando Tonice e Roberta Tonice, pela primeira vez em Maricá, falaram da expectativa de competir pelo campeonato. “Essa é a nossa primeira competição oficial no Campeonato brasileiro e acredito que será uma competição bem difícil, bem disputada já que temos muitos atletas experientes na linha de tiro”, afirmou Fernando. “A estrutura aqui é fantástica. disse o atleta. “Das provas que eu tenho participado aqui está bem legal, o gramado está super limpo, tem muito verde ao redor, é um visual muito lindo aqui e sem dúvida é um dos melhores lugares que eu já competi”, elogiou Roberta.