Foto: Jorge André Batista

O projeto “Economia Solidária e Turismo de Base Comunitária (TBC)” avança. Em encontro realizado na última quinta-feira (09/11), no CEM Joana Benedicta Rangel, no Centro, entre representantes dos comércios participantes e professores da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UniRio) foi apresentado a sugestão de material que ajudará na divulgação do projeto para atrair turistas e maricaenses. A iniciativa é uma parceria das secretarias de Economia Solidária e Turismo e a Escola de Turismo da UFRJ com objetivo de destacar os atrativos naturais e fomentar a culinária, o turismo das aldeias indígenas, a agricultura familiar, o artesanato e a pesca artesanal de forma sustentável.

A professora e coordenadora do projeto, Bruna Conti, explicou como foi montado o material e a metodologia aplicada. Representantes dos empreendimentos fizeram observações e sugeriram acréscimos no conteúdo do material e batizaram o projeto de “Raízes e Vivências em Maricá”. O guia, que também terá uma versão online, vai oferecer informações sobre locais a serem visitados que possuam em sua base cooperação, comércio justo e solidário.

Representando a Associação de Moradores do Espraiado, Denilza Macedo, afirmou que a iniciativa é muito importante para a cidade, uma vez que mostra os empreendimentos familiares no município. “Achei muito interessante a iniciativa. A cidade precisa mostrar mais seu potencial turístico e desenvolver através desses projetos novos empreendimentos”, comentou.

A ciclista Rosa Ferreira, do grupo Maricá Bike Clube, acrescentou que Maricá possui excelentes espaços que podem e devem ser divulgados. “Periodicamente realizamos percursos gratuitos pela cidade. Maricá é muito linda e este trabalho é muito importante para mostrar os locais que precisam ser visitados em nossa cidade”, afirmou.

A primeira oficina de Turismo de Base Comunitária foi realizada em junho, no Caic Elomir Silva, em São José de Imbassaí, com a participação de 28 empreendedores da cidade.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here