Foto: Jorge André Batista
Um novo ciclo de plantio na Unidade Agroecológica do Manu Manoela foi iniciado nesta segunda-feira (13/11). Para a nova etapa que irá plantar 2.600 mudas nos 150m² dos canteiros de mandala, foi instalado um sistema de irrigação por gotejamento que otimiza o uso da água e não propaga doenças provocadas por fungos e bactérias como acontece no sistema por aspersão.
As novas mudas são de alface crespa, alface americana, beterraba, couve, salsa, rúcula, cenoura, milho e crotalaria juncea (tipo de leguminosa típica da primavera-verão). De acordo com o agrônomo da Cooperar, Anderson Oliveira, esta é a primeira de três etapas de plantio que terão intervalos de 15 dias.
A próxima colheita será de rúcula e deve acontecer em 25 dias. Alface e couve em 45 dias, beterraba em 70 e em três meses acontece a colheita da cenoura.
A Horta Pública Comunitária e a Unidade Agroecológica são uma parceria entre a Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar) e as secretarias de Economia Solidária, Agricultura, Pecuária e Pesca e a Cooperativa de Trabalho em Assessoria a Empresas Sociais de Assentamentos da Reforma Agrária (Cooperar).

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here