Foto: Fernando Silva

A Escola Municipal Dilza da Silva Sá Rego, em Jaconé, recebeu, nesta segunda-feira (13/11) ação da Coordenaria de Odontologia que promoveu escovação e distribuição de kits de higiene bucal para cerca de 125 alunos. A orientação sobre como cuidar dos dentes ficou a cargo do cirurgião dentista, Dr. Carlos Henrique.

De acordo com a coordenadora, Juliana Faísca, a escovação dentária, quando bem feita, é uma das melhores formas para se evitar cárie e doenças bucais. “Os alunos dessa escola, ficam aqui em tempo integral, então há essa dificuldade de manter a higienização bucal das crianças e, por isso, essa ação busca transformar essa higienização em um hábito da escola, principalmente, após cada refeição feita pelos alunos”, explicou Juliana.

Segundo o Dr. Carlos Henrique, a iniciativa é um desdobramento de outras ações que já foram realizadas e que continuam acontecendo em várias escolas do município. “Essas visitas, com distribuição de kits e acompanhamento de cada aluno na hora da escovação, abrange um conteúdo muito maior e não se limita apenas as técnicas de escovação”, afirmou Dr. Carlos. “Há todo um trabalho de incentivo, de mostrar para as crianças a necessidade e a importância da saúde bucal. É um trabalho que se inicia antes mesmo do ato de escovação, pois realizamos palestras para os pais, palestras para os professores e, a partir da conscientização de todos, conseguimos abrir um caminho e só então iniciamos um trabalho com as crianças”, explicou.

“Esse trabalho que está sendo feito aqui é de suma importância porque nós temos, aqui em Jaconé, problemas seríssimos relacionados a saúde bucal e esse tipo de iniciativa ajuda a cuidar das crianças”, afirmou a diretora da escola, Raquel Cristina.

O aluno Breno da Silva (11 anos) foi um dos primeiros a realizar a escovação e contou que não deixa de escovar os dentes após as refeições. “Eu já sei escovar meus dentes, mas prestei bem atenção em tudo. ”, garantiu.

A colega Rafaela de Matos (13 anos) contou sorridente que através da escola já foi encaminhada ao dentista e que segue corretamente o tratamento. “Eu gosto muito quando recebemos a visita do dentista e, principalmente, quando nós aprendemos como cuidar corretamente dos nossos dentes”, disse Rafaela. “Antes riam dos meus dentes, mas agora eu posso sorrir graças aos cuidados e ao tratamento que comecei aqui na escola”, contou.

Ainda de acordo com coordenadora Juliana Faísca, a higienização correta dos dentes e a saúde bucal dos alunos da rede municipal é uma preocupação da Prefeitura, e por isso, já prepara um cronograma com diversas ações para atender a outras escolas.