Foto: Elsson Campos

Foi lançado nesta segunda-feira (13/11) o programa Identidade Jovem, conhecido também como ‘ID Jovem’, que vai oferecer gratuidades e descontos para jovens entre 15 e 29 anos com renda familiar até dois salários mínimos. Solenidade realizada na sala de audiovisual da E.M. CAIC Elomir Silva, em São José de Imbassaí, marcou a assinatura do termo de compromisso que vai nortear a ações através da Coordenadoria de Juventude da Secretaria de Participação Popular, Direitos Humanos e Mulher e da Secretaria de Assistência Social. O cadastro pode ser feito através do site da Caixa Econômica Federal utilizando o Número de Inscrição Social (NIS) – o CAD Único precisa estar atualizado.

De acordo com a coordenadora de Juventude da Secretaria de Participação Popular, Mariana Mello, mais 7 mil jovens serão beneficiados em Maricá.

“Eles terão direito a benefícios como isenção no valor de inscrição para o Enem e também para concursos públicos, gratuidade e descontos na compra de passagens de ônibus interestaduais e meia entrada em eventos culturais e esportivos. É um programa que dá acesso à cultura, ao território, ao esporte e também à educação”, frisou Mariana, lembrando que o programa federal foi sancionado em 2015 pela então presidente Dilma Rousseff.

Jorge Castor, secretário de Assistência Social, afirmou que este é mais um benefício popular para os jovens da cidade. “Aqui nós já temos outros como ônibus de graça e Bilhete Único Universitário, por exemplo, que foram iniciativas do governo municipal. Este é mais um a se somar em benefício dos que realmente precisam”, disse.

Também participaram do lançamento do programa os secretários Filipe Bittencourt (Esportes), Sérgio Mesquita (Ciência, Tecnologia e Comunicações) e Júlio Carolino (Agricultura, Pecuária e Pesca) e representantes de entidades estudantis como a União Maricaense dos Estudantes (UMES). O coral Vozes da Amizade, da E.M. Marcus Vinícius Santana (do Bairro da Amizade) também fez uma apresentação.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here