Foto: Marcos Fabrício

O projeto “Urbanista por um dia” chegou em Inoã e reuniu cerca de 50 alunos do 6º ao 9º ano da E.M.Professor Darcy Ribeiro na manhã desta segunda-feira (13/11). O projeto tem como objetivo dar voz aos alunos da rede municipal que sob a orientação de arquitetos e professores possam organizar o espaço público e sugerir ações de urbanização no entorno de suas respectivas escolas.

Para a diretora do Darcy Ribeiro, Maria Vanda Timóteo, o projeto é um exemplo de políticas públicas realmente acontecendo. “Esse é um projeto grandioso, maravilhoso que está dando voz ao povo ouvindo nossas crianças que serão o nosso futuro. Penso que esse é o caminho certo para estruturar a cidade dando voz e poder a população em cima de sua real necessidade. Afinal, são crianças críticas que estão com muita vontade de ver o município crescendo, de realizar esse projeto e colocar em prática, ir a luta e cobrar para que ele aconteça”, pontuou.

Arquiteta da Secretaria de Urbanismo, Ana Cláudia Garcia, explicou para os estudantes sobre o trabalho com sustentabilidade para não degradar o meio ambiente baseado no plano diretor multidisciplinar que respeita as áreas de preservação e faixas marginais.

“A intenção do projeto é permitir que eles façam o nosso trabalho por um dia, tornando as crianças mais críticas, para que entendam que a cidade pertence a elas, dando voz a elas. Se conseguirem construir o que querem onde vivem vão dar muito mais valor. É isso que esperamos que eles façam. Porque uma ideia pode se tornar um projeto e vir a ser executado”, adiantou, explicando que o projeto esta na sua segunda edição. “Na primeira, visitamos as escolas de Itaipuaçu e as maquetes foram apresentadas ao prefeito durante o Governo Itinerante. As crianças que participaram se sentiram importantes por fazer parte de uma construção”, concluiu.

O desafio para os alunos era pensar o que poderia ser feito numa área vazia no entorno da escola e num terreno próximo. Uma visita de campo foi realizada e as ideias colocadas no papel.

Com seu grupo, Larissa Vitória (11 anos) pensou num parque, mantendo as árvores com cerca de ferro e ponto de ônibus. “Eu estou achando muito importante essa ação, até porque em Caxias, onde eu morava, não tinha esse projeto e eu sempre sonhava em fazer algo assim. Nessa região tem muita planta e da janela da escola nós vemos muitos micos, então é importante preservar isso”, disse.

A ideia de Tiago da Silva Gomes (12 anos) é similar, mas também engloba pista de skate. Já a colega Clara Carvalho (13 anos) pensou numa decoração com materiais recicláveis como garrafas e pneus e horta para dar vida ao espaço. “Um lugar em que as pessoas queiram estar, onde todos possam usar com lazer, pista de skate e cerca de madeira nas árvores porque aqui já é muito bonito”, alegou.

Uma quadra de vôlei, espaço para mostra cultural, parquinhos, equipamentos de ginástica e até um lago artificial foram sugeridos para o espaço. Associados a todos esses projetos, os alunos citaram uma melhora na segurança.

As maquetes com as ideias citadas começam a ser construídas na próxima sexta-feira (17/11), quando o grupo volta á unidade escolar. Nesta terça-feira (14/11), será a vez da Escola José Carlos de Almeida, também em Inoã, receber o projeto “Urbanista por um dia”.