Foto: Fernando Silva

As intervenções no trânsito da cidade continuam por toda parte. A Secretaria de Segurança, Ordem Pública e Trânsito instalou dezenas de rotatórias que contribuem para o ordenamento do trânsito e a diminuição dos acidentes. A nova rotatória que será construída na junção das avenidas Prefeito Ivan Mundim e João Saldanha, na Barra, está com as obras avançadas.

A peça, que terá um diâmetro de 10 metros e será decorada com plantas ornamentais, vai beneficiar também quem acessa a comunidade do Zacarias através da Rua Lúcio José de Marins. Para facilitar a circulação e oferecer mais segurança aos pedestres, os pontos de ônibus serão remanejados para as laterais da Avenida João Saldanha, entre as quais será construída uma travessia elevada que vai possibilitar a idosos e pessoas com deficiência atravessar a via sem o desnível da calçada.

Serão instalados ainda no local os chamados ‘zebrados’, que são bifurcações que dividem o sentido do fluxo. De acordo com a Coordenadoria de Estudo e Projeto de Trânsito da secretaria, a intervenção vai permitir ao condutor ter acesso a Zacarias ou retornar no sentido Barra seguindo as normas de trânsito, assim como o condutor que segue do Centro para a Barra que poderá retornar utilizando a nova intervenção com maior segurança. A velocidade regulamentada no local será de 40km/h na curva.

“O projeto segue as normas estabelecidas pelo DNIT e DER. Sendo assim, a conversão e a trafegabilidade serão muito mais suaves que antes e, consequentemente, esperamos reduzir ainda mais o número de acidentes no local. Além de toda sinalização horizontal, haverá a sinalização vertical turística, na qual as placas receberão informações bilíngues (Português/Inglês), com a finalidade de atender aos turistas”, detalhou o engenheiro Victor Guimarães, ressaltando que a intervenção é realizada em parceria com a Secretaria de Obras.

Desde o fim de setembro, motoristas que circulam no sentido Barra de Maricá para o Centro já dispunham de uma nova faixa de rolamento na junção entre as duas avenidas. A pista tem aproximadamente 100 metros de extensão e um ângulo mais aberto na curva. O local, que foi um dos visitados pelo prefeito Fabiano Horta na ocasião do lançamento da campanha ‘Basta de Acidentes’, em maio, recebeu nova sinalização vertical e horizontal, que inclui desde placas de limite de velocidade e contagem de aproximação de curvas até a colocação dos chamados “olhos de gato”.