Foto: Elsson Campos

Assistentes sociais, professores, movimentos sociais, lideranças religiosas e comunitárias participaram da IV Conferência Municipal de Enfrentamento à Dependência Química e ao uso abusivo do Álcool e outras Drogas realizada terça e quarta-feira (7 e 8/11) na escola CAIC Elomir Silva, em São José do Imbassaí, e organizada pela Secretaria de Assistência Social.

O secretário Jorge Castor enalteceu a organização da Conferência e frisou que os projetos desenvolvidos pela secretaria têm a responsabilidade social com os usuários e seus familiares. “Nosso trabalho é humanizar o atendimento público e dignificar qualquer cidadão que necessite do poder público”, afirmou.

Julio César Rodrigues, presidente do Conselho Municipal de Enfrentamento à Dependência Química e ao uso Abusivo de Álcool e outras Drogas (COMAD), explicou que o objetivo do COMAD é fiscalizar e avaliar a rede.

Os usuários do CAPS participaram de mesas de debates de vários temas como “Práticas de Redução de Danos e Políticas Setoriais” que abordou sobre a quem interessa a política da proibição das drogas ilícitas, apresentou os equipamentos SAPAD e CAPS, desconstruiu o senso comum de quem é usuário de drogas, visto que o café, o açúcar, os remédios também são considerados substâncias que causam dependência. A segunda mesa discutiu sobre “Drogas e Pessoas em Situação de Rua”.

A Conferência teve a participação de outras secretarias. Sérgio Mesquita, secretário de Ciência, Tecnologia e Comunicações, refletiu sobre a crise política do país e declarou que é um momento de resistência a favor da vida e da cidadania plena. Sheila Pinto, Políticas Inclusivas, reforçou que mesmo com a crise, o governo atual do município continua construindo projetos dignos de garantias de direitos à população. Gláucia Cartaxo, diretora do CAIC, declarou que a escola recebe, atualmente, mais de 500 crianças em horário integral e com a garantia de cinco refeições por dia. Laura Costa, subsecretária de Assistência Social, contou que Maricá foi pioneira na criação de uma Subsecretaria de Dependência Química e que o município é exemplo para o Estado com relação a projetos de políticas públicas para usuários do equipamento.

No segundo dia, os participantes se dividiram em grupos de trabalhos para deliberar propostas sobre a “Intersetorialidade e Construção de Rede de Cuidados” e “Redução de Danos e as possibilidades de Cuidados nas diferentes relações sociais dos territórios”. Foram eleitos 14 representantes da sociedade civil de órgãos não governamentais, profissionais da área, instituições cadastradas escolhidos pelos conferencistas.

Apresentações culturais e musicais emocionaram os participantes. O Coral da E.M Professor Darcy Ribeiro, a turma de Ginástica Rítmica do CAIC Elomir Silva e a banda da Escola João Bezerra, que fazem parte do programa “Mais Educação” abrilhantaram a conferência. Assim como a peça dos profissionais do CAPS e as exposições dos produtos artesanais feitos por usuários do PROLIV e CAPS.