A partir do próximo dia 22/11 a Escola Municipal de Administração (EMAR) vai disponibilizar uma plataforma de Ensino à Distância (EAD). A iniciativa conta com o apoio técnico da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Comunicações e vai encurtar distâncias no treinamento, capacitação e aperfeiçoamento dos funcionários públicos do município. (acesse aqui)

A plataforma será alimentada em tempo real, permitindo informações sobre eventos e atividades afins, podendo ser utilizada por qualquer secretaria ou órgão da administração para transmitir conhecimentos aos funcionários.

Além disso, a plataforma poderá ser utilizada pelos próprios funcionários públicos para compartilhar conhecimentos. Como exemplo, professores da Rede Municipal poderão dar suporte de suas disciplinas aos alunos.

De acordo com a diretora da escola, Maria Inez Pucello, a plataforma significa estar de mãos dadas com o futuro. “Significa transmitir conhecimentos para além da escola e da educação formal, universalizar os saberes. Significa que Maricá está virtualmente adentrando ao campus de sua universidade municipal, aquela que muitos dos que hoje estão no governo sonham há tempos”, explicou, completando: “A revolução bate à porta. O potencial é enorme. Unir aqueles que sabem com os interessados em aprender torna a missão e o grande desafio desta Escola de Governo criada pelo prefeito Fabiano Horta. E queremos ir além: abrir a plataforma para todos os moradores independente de local de moradia ou trabalho. Uma espécie de ‘YouTube’ local”, adiantou.

Além da plataforma online, os cursos continuarão com aulas presenciais, assim como testes e certificados online.

A EMAR também formaliza uma parceria com a Universidade Federal Fluminense (UFF) para um curso de pós-graduação para os professores da rede municipal que estiverem habilitados. “A plataforma da EMAR funcionará como gestora desta iniciativa, que pode ser ampliada para outras instituições”, concluiu Maria Inez.