Foto: Katito Carvalho

Autor de livros infanto-juvenis, Pedro Bandeira participou da Festa Literária de Maricá (FLIM) na última terça-feira (07/11), na tenda Heloneida Studart. A palestra do escritor reuniu alunos do CEM Joana Benedicta Rangel, do CIEP 391 e da E.M. Joaquim Eugênio dos Santos, além de visitantes e moradores.

Aos 75 anos, o sociólogo contou que também já foi jornalista, mas decidiu virar escritor para não escrever mais apenas o que o chefe de reportagem mandava e, sim, o que pensava. Sua biografia conta com 132 livros. Dentre eles, um adulto. “Não pretendo fazer outros. Meu público é esse. Quando resolvi trabalhar somente para crianças e adolescentes, fui estudar pedagogia, psicologia do desenvolvimento pra conhecer bem o meu alvo que são crianças desde os 5 anos e adolescentes até os 15 anos”, explicou.

Bandeira também falou da inspiração para escrever seus livros. “A inspiração é algo que vem de dentro. Durante toda sua vida você acumula coisas que estudou, experiências, desilusões, livros que leu, filmes que assistiu. Está tudo lá dentro e de repente uma coisa soma com a outra e sai uma terceira. Porque inspiração na verdade é uma coisa interna e não externa”, completou o escritor, admitindo que seu próximo livro sempre se torna o seu xodó.

Durante a palestra, Pedro Bandeira falou ainda sobre a importância da prática da leitura dos pais para as crianças desde o ventre materno. Segundo o escritor, além de fazer com que pensem, as histórias ensinam às crianças a amadurecer emocionalmente.

“Educação é um problema da família, assim como a moral e a religiosidade. Não da escola. A escola existe para ensinar o que os pais não sabem das matérias, o racional. Ter filho é maravilhoso, mas nós temos que assumir essa responsabilidade. E dependendo desse amor quando a criança crescer vai estar mais forte”, disse para a plateia, antes de citar a história de Chapeuzinho Vermelho como um exemplo de lição para que os pequenos se livrem de pedófilos.

Após contar a história de “Papo de sapato” escrito em parceria com Ziraldo, Pedro Bandeira ousou com algumas histórias em versos, rimas e poesia.

Agente de leitura do CIEP 391, Cristiane Diniz, contou que está desenvolvendo  um projeto na unidade e aproveitou a oportunidade para que os alunos pudessem conhecer o autor e suas obras. Luísa Vitória de 13 anos, estudante do 7º ano aprovou a iniciativa. “Achei muito legal poder participar desse momento”, disse.

Emanuel Luiz (11 anos), aluno do 6º ano do Joana também aprovou a ideia. “Quando você lê um livro tem a sua interpretação sobre o que foi escrito. Já quando escuta a mesma história contada pelo próprio autor, você realmente tem acesso ao que ele escreveu da forma como quis dizer”, ponderou.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here