As 33 famílias que vão participar do projeto de agricultura familiar na Unidade Escola Agroecológica e Horta Pública Comunitária no Manu Manoela em breve receberão os lotes para iniciar a produção. A demarcação dos lotes será feita pelo departamento de topografia da Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar) e terá o acompanhamento das Secretarias de Economia Solidária e Agricultura, Pecuária e Pesca.

Em reunião realizada pela Secretaria de Economia Solidária, as famílias escolheram as áreas que vão ocupar. O Secretário Diego Zeidan acompanhou, nesta terça-feira (07/11), o início dos trabalhos. Finalizadas as demarcações, os temos de uso dos lotes serão entregues. De acordo com o agrônomo da Cooperar, Anderson Vinicius Oliveira, com a abertura da rua, os lotes serão demarcados.

Desenvolvido pela Prefeitura em parceria com a Associação de Moradores do Manu Manuela e com a Cooperativa de Trabalho em Assessoria a Empresas Sociais de Assentamentos da Reforma Agrária (Cooperar), o projeto ocupa uma área de 29 mil metros quadrados e vai ser ocupado por 33 famílias. Cada uma receberá inicialmente uma faixa de 100 metros quadrados – que poderá chegar a 400 metros. Haverá uma contrapartida social pelo produtor que será o repasse de 15% da produção para a prefeitura destinar a escolas, creches e ao hospital. Os outros 85%, o agricultor usará para o consumo próprio e poderá comercializar o excedente.

As famílias também terão de participar, durante o mês de novembro, de um Curso de Capacitação em Produção Agroecológica que vai acontecer em três etapas. O primeiro módulo será sobre “Implantação de Hortas”. O segundo módulo será um intercâmbio com os produtores da Fazenda Agroecológica e Curso de Produção de Mudas de Seropédica. O processo de formação será continuado com aulas teóricas e práticas na própria Unidade Escola Agroecológica do Manu Manoela.