Foto: Elsson Campos

Quem participou da III Festa Literária de Maricá, encerrada na terça-feira (07/11), teve a oportunidade de compartilhar de uma atividade de contação de histórias. Alunos da rede municipal de ensino puderam viajar pelo mundo lúdico e também formador da leitura e da interpretação de histórias.

Na tenda principal Josué de Castro, Luís Pimentel interpretou “O peixinho do São Francisco” para os alunos da E. M. Oswaldo Lima Rodrigues (Cajueiros). A história conscientiza sobre a poluição de rios. Baiano, o escritor de 60 anos, mora no Rio de Janeiro há 40, onde tem se dedicado à literatura em geral (infantil, adolescentes e adultos), sendo os três últimos exemplares dedicados ao público infantil.

Enquanto isso, na Tenda Robinson Cavalcanti, alunos das Escolas Especial Rynalda Rodrigues da Silva, Marcus Vinícius Caetano Santana, Municipalizada de Inoã e Casa da Criança de Inoã acompanharam a performance de narração e musical de Sonia Aguiar e Jéssica de Souza, professoras de diversificada da Creche Municipal Estrelinhas do Amanhã.

“As cores de Laurinha (Pedro Bandeira); A menina e o pássaro (Rubem Alves) e O grande rabanete (Tatiane Benisco) são histórias que mexem muito com as crianças e dão lições de amor de como manter a saudade associada à lembrança das pessoas queridas que já se foram, além de ensinar às crianças o amor pelo pai e pela mãe e a importância de se ajudar ao próximo”, explicou Sonia, ao lado de sua fantoche Jéssica.

As crianças ficaram atentas às histórias. Rafaela Abraão (9 anos) e Lara Passos (10 anos), ambas da E. M. Carlos Magno, não conheciam as histórias. “Achamos muito legal”, disse Rafaela. “Também foi muito bom vir para cá, ver esse monte de histórias. Porque eu já tinha vindo com meus pais comprar livros, mas com minha turma é mais legal porque a gente pode conversar com os colegas”, completou Lara.

Isaque Dias (11 anos) da E. M. Joaquim Eugênio admitiu gostar mais de participar de eventos fora da escola. Já a amiga Luísa Silva (11 anos) prefere fazer um pouco de cada coisa. “Porque além de sair, também estou comprando livros. E eu gosto muito de ler. Na verdade, eu até prefiro ler do que ouvir as histórias que me contam”, confessou.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here