Foto: Marcos Fabrício

O Projeto “Pré-Enem Popular 2017”, parceria das secretarias Geral e de Governo, Educação e Cultura, entregou na terça-feira (07/11) os certificados de conclusão do curso para aproximadamente 100 alunos do polo Centro. O evento, realizado no Cinema Público Municipal Henfil, foi seguido de um aulão, o último realizado no local, ministrado pelo professor Gutemberg Porto. Nesta quarta-feira (08/11) será a vez dos alunos de Itaipuaçu receberem os certificados, e na quinta (9) e sexta (10) os alunos de Inoã e São José do Imbassaí, respectivamente. Ao todo serão entregues 308 certificados.

A segunda e última prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) acontece no próximo domingo (12). O Pré-Enem Popular 2017 foi voltado exclusivamente para a população de Maricá e recebeu mais de 350 inscritos. Segundo o coordenador geral do projeto, Willian Campos, o curso, que teve duração de seis meses, proporcionou aos alunos mais resistência, preparo e equilíbrio emocional para as provas do Enem.

“Essa semana se encerra o Pré-Enem e no próximo domingo é a última prova do exame, sendo assim, fizemos um balanço dos alunos que realmente se dedicaram e frequentaram as aulas, retiramos os absenteístas e estamos certificando os alunos dos quatro polos de estudo”, explicou Campos. “Essa última semana nós estamos apostando tudo, estamos com aulas em todos os polos, pois uma questão a mais que o aluno acerte pode fazer a diferença”, completou. “Eu como professor me sinto muito orgulhoso da forma como o projeto cresceu e amadureceu. Vamos realizar um trabalho de orientação individual com os alunos para que eles façam a escolha certa em relação a carreira desejada”, adiantou o coordenador.

Para o professor Gutemberg Porto o momento é estratégico. “Eu já tenho experiência nessa modalidade de pré-vestibular comunitário e ver nesse projeto da Prefeitura uma estrutura equivalente a de um pré-vestibular privado sendo oferecido para essa galera sem nenhum custo é sensacional”, elogiou Gutemberg Porto. “A maior e melhor estratégia neste momento de reta final é focar nas questões de matemática que irão compor metade da prova do próximo final de semana. Esse é o direcionamento da minha aula”, afirmou o professor.

Sara Duarte, de 18 anos, moradora da Mumbuca, que está em dúvida entre medicina veterinária e biologia, falou sobre a dedicação dos professores e organizadores do projeto. ”Estou muito feliz em receber esse certificado. A primeira prova do Enem foi bem difícil, o tema da redação me surpreendeu, mas estou na expectativa de conseguir um bom resultado”, contou a estudante. “O Pré-Enem para mim fez toda a diferença. As pessoas aqui, durante todo o curso, se dedicaram muito em nos ajudar”, frisou Sara.

Com o certificado em mãos o aluno Victor Marins, de 16 anos, morador do Centro, contou que pretende fazer medicina e afirmou que o Pré-Enem Popular foi essencial na sua preparação. “Eu acho que me sai bem na primeira etapa e fui muito bem na redação, mas acredito que a segunda prova será mais difícil, porém, com o Pré-Enem Popular eu estou me sentindo muito bem preparado”, frisou Victor.

Alexandra Florentino, de 20 anos, moradora da Barra de Maricá e que pretende cursar Odontologia contou que se dedicou muito e está segura de um bom resultado. “Eu fiz o Pré-Enem Popular ano passado, mas infelizmente não consegui entrar, então esse ano eu me inscrevi novamente e estou muito mais dedicada e confiante”, afirmou. “Receber hoje esse certificado é simplesmente motivador”, garantiu Alexandra.