Ação de fiscalização verificou a documentação dos jet-skis e seus proprietários. Foto: Elsson Campos

A Marinha do Brasil e a Defesa Civil de Maricá realizaram no último domingo (29/10) uma ação de fiscalização nas lagoas de Maricá. A equipe de Inspeção Naval da Capitania dos Portos circulou numa lancha pela área entre a Barra e São José de Imbassaí verificando a documentação dos jet-skis e seus proprietários. Os militares trouxeram um bote inflável motorizado e abordou usuários no meio da lagoa e também nas suas margens.

Quase todas as abordagens ocorreram no entorno da ponte do Boqueirão, onde se concentra a maioria dos praticantes de esportes náuticos na cidade. Todos os donos de jet-skis cujas embarcações estavam no espelho d’água estavam com sua documentação em dia, mas um deles foi notificado a apresentar os documentos na sede da capitania, no Rio, por ter permitido que uma pessoa subisse no aparelho para fotografar sem usar colete salva-vidas.

“Neste caso, havia o pressuposto de que a pessoa poderia zarpar com o jet-ski, não era possível avaliar. Não foi o caso aqui, mas já observamos casos de imprudência por pessoas não credenciadas. Para aumentar a fiscalização, queremos estabelecer essa parceria com a Capitania dos Portos”, projetou o major Geovani Dias, que acompanhou toda a operação e afirmou que haverá novas ações de presença como esta. O sub-oficial Ricardo Souza, que comandou a operação e conferiu os documentos das embarcações, reforçou a fala do major. “São ações que visam manter a segurança dos usuários e que deverão se intensificar nos próximos meses”.

A operação teve o apoio de quem passeava nas lagoas em seus jet-skis. Um deles foi o comerciante Luiz Fernando Coutinho, de 33 anos, que foi abordado nas águas no trecho entre o Boqueirão e Jacaroá. “Acho que tem que fiscalizar mesmo para coibir que não tem condições de circular e pode causar um acidente grave. As ações são necessárias”, avaliou.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here