Foto: Fernando Silva

Um ato simbólico marcou a entrega dos termos de posse aos 50 aprovados do concurso realizado pela Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar), da Secretaria de Desenvolvimento, Comércio e Petróleo. A solenidade aconteceu na última sexta-feira (27/10), no Centro de Artes Unificados (CEU Mumbuca) e serviu também para orientar os novos funcionários.

O Secretário de Desenvolvimento Econômico, Alan Novais parabenizou a todos pelo desafio realizado. “Há mais de 30 anos que sofremos com processo de falta de indústria e esse desafio de refazer o debate da importância da geração de empregos no Estado começa pelo desafio de Maricá. A Codemar colocou o aeroporto para funcionar, tem feito um debate muito grande internamente pela construção de um parque tecnológico na cidade e tenho certeza que essa cidade terá muita surpresa nas mudanças que serão feitas no governo e vocês são partícipes diretos nessa construção. O primeiro desafio de vocês foi ser aprovado nesse concurso, mas um desafio muito grande que terão pela frente é fazer Maricá se transformar numa cidade geradora de emprego e renda para que possamos garantir o futuro da nossa gente”, refletiu.

José Orlando, presidente da Codemar, explicou que as contratações serão fracionadas de acordo com o desenvolvimento dos projetos. “Existe um cronograma de contratações. Apenas dois cargos vão ser imediatos por causa do caráter de urgência. As outras vão acontecendo em janeiro, outra parte em março e o restante em julho”, disse. Todas as informações estão na cartilha que foi entregue junto com os certificados aos aprovados. “Naturalmente, as chamadas acabam seguindo uma ordem de classificação dos candidatos, mas todos os classificados, sem exceção, vão ser contratados. E há uma grande perspectiva para a contratação dos reservas também”, explicou.

O Instituto Acesso Público, responsável por organizar o concurso, esclareceu alguns pontos levantados durante o certame.  “Nós existimos há 20 anos e chegamos aqui através de licitação e temos um diferencial de um gabarito por candidato. Isso às vezes os confunde um pouco. Mas no final, as pessoas conseguem entender a licitude disso tudo. Concurso público não há sorte, é largar muita coisa, a vida, prazeres para alcançar seu objetivo. Os resultados foram muito bons porque as provas não foram fáceis”, disse o presidente Valdir Azevedo.

Estefany Araújo da Silva (24 anos) foi a primeira colocada do concurso para a vaga de avaliadora de imóveis. “Eu trabalho na área como corretora de imóveis, mas por conta da crise o mercado foi super afetado. Em 2016, foi horrível, 2017 deu uma melhorada, mas aí veio o concurso, eu tinha CRECI aí pensei, é agora. Me inscrevi, estudei e passei. Li um texto que decidi seguir que falava que não era a quantidade de horas, mas a intensidade do estudo. Foi o que fiz. Estudava quase todo dia mais preocupada com a intensidade dos estudos”, lembrou, completando: “Estou bem animada e como a empresa está crescendo acho que é uma ótima oportunidade. Espero crescer com a empresao”, disse.

Natália Diniz de Carvalho (32 anos) foi aprovada para Assistente Administrativo. “Na verdade, sou professora. Fiz curso superior para prestar concurso, mas acabei entrando em sala e gostando, o que não era o meu foco. Fui mandada embora uma semana antes de abrir o concurso aí resolvi tentar. No meu primeiro concurso conseguir logo a minha primeira aprovação”, admitiu.

Aprovado para o cargo de norteador, Júlio Cesar Rangel (20 anos), morador de Itapemirim (litoral Sul do Espírito Santo) também resolveu fazer a prova em busca de emprego como alternativa à crise. “São cinco horas de viagem até aqui. Então eu sempre corro atrás de concurso. Também passei noutro em Minas Gerais que ainda não fui chamado, até porque eu tenho o financiamento da faculdade do FIES e agora já posso ter uma estabilidade para estar galgando coisas maiores. Vou optar por trabalhar aqui na Codemar e me mudar para cá”, confessou.

Morador de Inoã há 26 anos, Ailton Jesus de Brito (47 anos) foi o segundo colocado para Técnico em Operações. “Eu acho que foi uma conquista, assim como de todos os meus colegas também. Nós estamos todos interessados no desenvolvimento da nossa cidade e eu espero colaborar com isso. Resolvi fazer o concurso porque fui demitido da empresa que eu estava bastante tempo e como era perto de casa vi uma oportunidade”, refletiu.

Kátia de Miranda Simeão Pereira é moradora de Itaipuaçu e estava desempregada desde que veio morar em Maricá há 14 anos. De lá pra cá, resolveu fazer faculdade de administração. Atualmente cursa o 8º período à distância e durante toda a cerimônia parecia não acreditar em sua classificação para a única vaga de auxiliar de escritório.

“Eu venho estudando há muito tempo, mas não estou acreditando porque tenho 57 anos, entrei numa sala de aula onde tinha uma garotada disputando apenas uma vaga, então jamais pensei que fosse passar. Eu até esqueci de conferir e não acreditei quando meu filho ligou avisando. Quando eu abri a prova tinha tudo que eu estava estudando de administração, e como já tinha visto as leis em direito empresarial e tributário, então achei muito mais fácil”, justificou, comemorando “Vou voltar a trabalhar. É um prazer, você não tem noção. Isso aqui é o portal para tudo”, concluiu.

A Codemar esclareceu ainda pontos sobre as profissões e formas de contratação. “Todos vão ser informados através de telegrama. Por isso é necessário que os dados de todos vocês estejam atualizados, seja telefone, email. Com certeza todos terão os direitos legais garantidos. A empresa está tratando disso. Tudo será informado até a assinatura dos contratos”, concluiu José Orlando.