Foto: Marcos Fabrício

A Secretaria Geral e de Governo, através da Coordenação de Assuntos Religiosos, realizou pela primeira vez em Maricá um curso de Capacitação para Visitação Hospitalar. A formação, realizada no último sábado (21/10), que teve quatro horas de duração, foi ministrada pela pastora e enfermeira Rovandra Ferreira, na Igreja Assembleia de Deus Ministério Madureira, no Centro. Na ocasião uma turma com 150 alunos pré-selecionados receberam autorização para a prática de visita hospitalar religiosa.

De acordo com o coordenador de Assuntos Religiosos, David Rezeno, o curso de Capacitação para Visitação Hospitalar tem como objetivo dar ordenamento na visita religiosa ao Hospital Conde Modesto Leal, no Centro, e futuramente ao Hospital Municipal Dr. Ernesto Che Guevara, que está sendo construído em São José do Imbassaí. “Esse é um curso básico e abrange tópicos como cuidados para com o enfermo, evangelização, ética junto ao paciente e ética junto ao visitador”, disse. “É uma capacitação que possui um direcionamento ecumênico e um direcionamento da Clínica da Dor, pois na realidade ele não é um curso somente de esfera religiosa, mas também de como agir com os pacientes”, explicou. “O que buscamos com a preparação dos alunos aqui presentes é evitar quaisquer tipos de transtornos religiosos ao paciente, mas também quaisquer tipos de transtornos administrativos ao visitador”, frisou a pastora e enfermeira Rovandra Ferreira.

A missionária evangélica Mírian Rhamnusia, que atualmente é vice-presidente da Capelania Hospitalar Evangélica do Rio de Janeiro (CAHERJ), afirmou que o curso aplicado pela Prefeitura agregou muito conhecimento. “Com certeza esse foi um treinamento bastante produtivo para todos aqui presentes”, afirmou Mírian. “Claro que somente com a prática nós estaremos totalmente aptos para desempenhar essa importante atividade, mas essa introdução foi muito enriquecedora”, ressaltou.

Ao término do curso os alunos receberam um certificado juntamente com uma carteira, autorizada pela Secretaria de Saúde, pela secretaria Geral e de Governo e pela Coordenadoria de Assuntos Religiosos, na qual, consta o horário regimental para que a visitação ocorra. Em breve, informações sobre novas turmas serão divulgadas.