Foto: Clarildo Menzes

As secretarias de Cultura, de Turismo e de Trabalho de Maricá realizaram na segunda-feira (23/10) uma reunião com artesãos da cidade no Cinema Henfil, cujo assunto principal foi o Carnaval de 2018. Na ocasião, foi apresentado o projeto visual idealizado pelo carnavalesco Jean Rodrigues, cujo tema será ‘As Máscaras de Veneza’. De acordo com a proposta, cada artesão poderá vender em seu estande peças alusivas ao tema, incluindo as próprias máscaras, com base nas artes criadas por Jean que vão estar expostas em locais públicos da cidade e em todo o material promocional da folia.

Outro item da proposta sugere a montagem de um workshop com o carnavalesco e a criação de um ateliê coletivo, que seria montado na quadra do Complexo Esportivo Leonel de Moura Brizola, no Flamengo. “Temos para oferecer um grande espetáculo cenográfico para o carnaval da cidade e é muito bom poder contar com o apoio do governo municipal para realizá-lo”, disse o artista, que é morador do Flamengo e atua há mais de 30 anos no setor da folia.

O encontro foi conduzido pelos secretários Robson Dutra (Turismo), Andrea Cunha (Cultura) e da subsecretária de Trabalho, Arilda Rocha, além da primeira-dama Rosana Horta e da deputada estadual Rosângela Zeidan. A iniciativa é inovadora no leste fluminense.”Nenhum outro município da região deu sinais de projeção e preocupação com o carnaval e com os expositores como estamos fazendo. Estamos indo na contramão da tendência do estado”, disse Robson Dutra. Para Andrea Cunha, trata-se de um estímulo a mais para os artistas. “Eles atuam em nossos projetos e queremos que sejam parte de mais esse que estamos preparando”, afirmou.

A reunião também debateu outras demandas dos artesãos. Uma delas é a confecção das carteiras de autorização para os profissionais. Rosângela Zeidan revelou que vai tentar junto à Secretaria de Estado de Cultura que o documento, que permite ao artesão expor seus trabalhos em qualquer município, possa ser confeccionado pela prefeitura. “É uma providência que poderá agilizar a entrega das carteiras e que vai desonerar os cofres do estado neste momento de crise. Creio que será bom para ambos os lados”, afirmou a deputada.

Os artesãos – que atuam nos Mercado das Artes e no projeto Maricá Mostra Cultura – aprovaram a iniciativa. “Isso mostra que nós somos importantes para o governo e é bom que haja mais encontros como este para que nós possamos trazer nossas necessidades”, declarou Leila Vanderlei, de 57 anos, que expõe no Maricá Mostra Cultura desde 2011.