Foto: Elsson Campos

Alunos do Projeto “Pré-Enem Popular 2017”, parceria das secretarias Geral e de Governo, Educação e Cultura, realizaram nesta quarta-feira (25/10), uma visita guiada ao Hospital Municipal Dr. Ernesto Che Guevara, que está sendo construído no km 23 da RJ-106, em São José do Imbassaí. A turma foi conduzida pela coordenadora do projeto, Fernanda Spitz, e do engenheiro responsável pela obra, Flávio Almeida.

Com olhares atentos, os quase trinta alunos, que em sua maioria buscam uma vaga nos cursos de medicina, enfermagem, nutrição, entre outras áreas ligadas a ciência da vida, percorreram os três blocos (A, B e C) do Hospital. No bloco A os visitantes foram apresentados aos consultórios médicos e a recepção. No bloco B, considerado o coração do hospital, por se tratar de um ambiente de tratamento de pacientes com alto grau de risco, a turma do Pré-Enem Popular conheceu o centro cirúrgico e as UTIs. E por último, no bloco C, viram onde funcionará a área de serviços como refeitórios, vestiários, administração e salas de TI.

Segundo a coordenadora executiva do Pré-Enem Popular, Vitória Marins, faltando dez dias para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), esse tipo de atividade se faz necessário, pois é uma forma única de motivação para os alunos. “É muito importante esse tipo de atividade fora da sala de aula, pois eles precisam tomar conhecimento da complexidade desse hospital que está sendo construído na cidade e que futuramente poderá ser o local de trabalho deles”, explicou Vitória.

Para a professora de história e coordenadora pedagógica do Pré-Enem Popular, Jaqueline Muniz, é um estimulo para os alunos saber que no futuro poderão trabalhar na profissão escolhida em um hospital de ponta na sua própria cidade. ”Nós temos um grupo de biomédicas no Pré-Enem Popular, e por isso, resolvemos unir todos esses alunos da área de saúde, incluindo o serviço social nesta visita”, afirmou Jaqueline “Somos um grupo de estudo mais intensificado, e é essa a proposta do Projeto, principalmente quando falamos das turmas de medicina”, completou.

A aluna Sandra Machado, moradora do Marques, e que pretende cursar biomedicina falou sobre a visita ao hospital e da sua expectativa em relação ao exame do Enem. “Não conhecia o hospital e estou achando isso aqui excelente. Está sendo muito motivador e eu estava precisando desse tipo de atividade. Estou com o meu entusiasmo renovado. As aulas do Pré-Enem Popular me deram mais segurança para fazer a prova que estar por vir”, frisou.

Buscando uma vaga em administração pública a aluna Rosana da Silva, também moradora do Marques, disse que está realizando um sonho. “Eu sempre passo por aqui e não conhecia o hospital por dentro, então para mim é a realização de um sonho. Eu sonho em um dia trabalhar neste hospital”, contou Rosana. “Como perspectiva de futuro isso aqui é fantástico, assim como tem sido todas as aulas do Pré-Enem Popular”, ressaltou.

“A prefeitura conta com a aprovação desses alunos que buscam uma vaga na área da saúde para que no futuro, eles possam de fato trabalhar neste hospital” afirmou o coordenador geral do projeto, Willian Campos. “Esse grupo possui os melhores alunos da área de biomédica. E, acrescento que hoje eu não conheço uma única Prefeitura que prepare os seus jovens para área da saúde e ainda ofereça a possibilidade de emprego após a graduação destes profissionais”, finalizou.

Quando estiver em funcionamento, o que deverá ocorrer no primeiro semestre de 2018, o Hospital Municipal Dr. Ernesto Che Guevara deverá fazer em torno de 25 mil atendimentos – tanto de Maricá quanto de municípios vizinhos. O investimento, realizado com recursos próprios da Prefeitura, de aproximadamente R$ 40 milhões, contará com 138 leitos para internação, além de duas CTIs, 19 enfermarias (com três leitos cada), distribuídas pelos três blocos, seis salas de observação para adultos e mais três alas de observação para pediatria.