Foto: Fernando Silva

A 2ª edição do programa “Governo Itinerante”, projeto da Secretaria Geral e de Governo, em Itaipuaçu, no último sábado (21/10), na Praça do Ferreira, no São Bento da Lagoa, realizou cerca de 3.000 atendimentos nos stands das secretarias. Todas as 26 secretarias, as empresas públicas e o Instituto de Seguridade Social de Maricá participaram do evento que recebeu a visita de milhares de moradores. Entre os atendimentos, solicitações de serviços, obras, emissão de carteiras de trabalho e identidade, emissão e parcelamento de IPTU, aplicação de vacinas e orientações sobre os serviços oferecidos por cada secretaria.

O prefeito Fabiano Horta percorreu o evento e conversou com moradores. Para ele a ação é importante por aproximar o governo da população. “A população faz questão de estar presente dialogando, tendo contado pessoal com cada secretário para juntos construirmos soluções. Tem muita demanda que foi trazida e resolvida na hora. Isso é muito bom e tem a ver com o nosso objetivo de construir essa proximidade, porque quando a gente está perto o governo flui melhor”, resumiu.

O secretário Renato Machado ressalta a importância do projeto em Itaipuaçu. “Trouxemos para Itaipuaçu uma auto estima que eles precisavam. Fizemos o primeiro governo itinerante num extremo da cidade que foi Ponta Negra e, agora, em outro polo trazendo com excelência todos os serviços públicos da prefeitura para que a população que, às vezes, pela distância do centro de Maricá, se sente um pouco excluída enquanto cidade, seja beneficiada com os serviços públicos, recebendo atenção, carinho e cuidado”, avaliou.

Moradores do São Bento da Lagoa tinham diferentes prioridades. “Eu quero levar para casa uma muda de ingá que é uma fruta do meu tempo de criança”, adiantou Clemente de Rezeno (70 anos). Aiton Gomes Vieira (62 anos) solicitou a troca de luminárias de parte de sua rua e a colocação de novas no restante da via. “Moro na Rua Dom Pedrito, onde só parte da rua tem lâmpadas e fomos nós que colocamos em outra ocasião”, disse. Enquanto Rui Guilherme (58 anos) realizou testes de saúde. “Eu sou hipertenso e tenho sempre que fazer o acompanhamento para ver se a pressão está dentro dos padrões. Mas aqui, aproveitei e medi a glicose também, porque acredito que temos que cuidar de nossa saúde”, explicou.

Manassés Zacarias (44 anos), morador do Recanto, estava em busca de se profissionalizar. “Eu já trabalho com obras e mecânica, mas quero fazer um curso que me dê condições de exercer a mecânica com mais confiança e que me permita abrir uma oficina em casa”, explicou, confirmando que o fato de ter o curso mais perto de casa facilitou. Já Alexandre Farias (47 anos), morador de Jacaroá, estava no local com uma amiga. “Essa é a primeira vez que participo, porque não consegui ir no Governo Itinerante de Ponta Negra e estou achando muito bom ter todas as secretarias aqui. Degustei carne de jaca e o sabor é bem suave, você não imagina que a jaca pode se transformar em carne”, concluiu.

Quem passou pelo local, também participou de palestras, apresentações – da cantora Dalva Alves e do grupo Musical ‘Nossa Alegria’ -, cinema, cultivo de hortaliças na casca de coco e orientações sobre diversos assuntos como prevenção de doenças, preconceito e homofobia.

Secretário de Obras, Marcos Camara falou sobre o desafio de pavimentar o bairro que vem recebendo intervenções de urbanização. “Itaipuaçu é muito grande com 350 km de ruas. Estamos fazendo investimentos pesados nessa região. Já estamos com 50% da pavimentação realizada esse ano. Mas vamos dar continuidade no final de dezembro às obras para a Av 2 à Av das Gardênias e ao DPO criando uma rota viária importante. Além disso, com a secretaria de Transportes vamos finalizar as ruas 34 e 36 para formar um grande eixo viário com um binário de transferência que vai dar movimento à fluidez do trânsito em Itaipuaçu, porque já estamos pensando na cidade para mais 20 anos”, ponderou.

Confira o balanço dos atendimentos:

Conservação/Iluminação: 631 atendimentos; 128 solicitações de serviços; 96 solicitações atendidas; 7 solicitações para roçada e capina (total 4.580 m²); 4 volumes de resíduos retirados (96 m³); 10 patrolamentos com 168 m² de forração; 14 implantações e 24 manutenções de iluminação pública; 26 implantações de Luminárias no Parque de Iluminação Pública e 4 solicitações para coleta urbana.

Obras: 98 atendimentos entre solicitações para asfalto (47), drenagem (25), construção de praças (10), construção de pontes (6), tapa buraco (4), abertura de rua (1), ponto de ônibus (1), entulho (1), construção de posto saúde (1), conserto calçada (1) e meio fio (1).

Trabalho: 57 atendimentos para carteira de trabalho; 34 agendamentos; 42 cadastros de empregabilidade; 35 inscrições nos cursos profissionalizantes do SENAI e 108 informações gerais sobre vagas de emprego, orientações de seguro desemprego etc.

Secretaria de Planejamento (Receita): 151 atendimentos (Geral) e 33 atendimentos empresariais; 58 parcelamentos de IPTU; 2 processos administrativos de troca de titularidade (averbação) e 10 alterações de endereço de correspondência, além de 100 guias geradas (dívida ativa, taxa de inspeção sanitária, parcelamento de foro, ISSQN fixo 2017, TLE, VIST localização TLE 2016), sendo 58 parcelamentos.

Assistência Social: 154 pessoas atendidas (sendo 46 homens e 108 mulheres), 41 pessoas cadastro Único; 41 para casamentos comunitários; 38 para vale social: 3 para Cartão do Idoso: 4 Cartão Interestadual, além de inscrições para as oficinas do CRAS; 11 distribuições das pulseiras de identificação de crianças; 2 para Equoterapia; 5 atendimentos para Bilhete Único Universitário; 19 Informações sobre INSS; 12 solicitações sobre os serviços do CRAS; 12 agendamentos para documentação civil; solicitações de cadeira de rodas; 1 orientação sobre casos de negligências; além de 6 abusos e violências contra crianças, mulheres e idosos.

Saúde: 273 testes rápidos de HVB e HVC; 5 mil preservativos masculinos distribuídos; 200 unidades de gel lubrificante, 150 ventarolas; 32 atendimentos individuais; 6 solicitações para acompanhamento psicológico NASF; 01 com deficiência Visual Severa; 3 com condições para complementação do cuidado na Fisioterapia e 2 idosos; 45 atendimentos sobre tratamento e cura da tuberculose; distribuição de 60 revistas sobre alimentação saudável; 13 novos cadastros para o programa saúde do homem; 288 aferição de pressão arterial (PA) e 409 glicemia capilar (HGT), além de vacinação contra Febre Amarela, Hepatite B e Antitetânica.

Agricultura: distribuição de 1.300 árvores (1000 hortaliças e 300 frutíferas); degustação de 5 kg de carne de jaca; 5 kg de doce de chuchu e 5 kg de doce de cenoura, além de 20 bolos de produtos da agricultura familiar (abóbora, batata doce e aipim); 40 litros de chá  colhidos na horta da secretaria (capim limão, hortelã e cidreira), 500 oficinas de mudas no coco e 60 consultas com engenheiro agrônomo.

Posto Rodoviária de Itaipuaçu/Detran: 234 solicitações para 1ª e 2ª vias de carteira de identidade.

Segurança e Trânsito: Adesivos de vagas especiais (13 carros de idosos e 2 deficientes); 01 reclamação de falta de segurança; 29 solicitações de lombadas, 15 solicitações de sinalização vertical/horizontal, 2 atendimentos referentes a radar e 1 atendimento sobre mudança de itinerário.

Economia Solidária: 119 atendimentos entre dúvidas, reclamações, denúncias, atualizações cadastrais dos Programas “Renda Mínima” e “Renda Básica de Cidadania e apresentação da mudança programada no sistema do Cartão Mumbuca que vai passar a ser digital.

Secretaria de Transportes: informações relacionadas à postura e dúvidas de camelôs.

Secretaria de Esportes: apresentação dos projetos que vão ser implantados na cidade, além de uma pesquisa sobre quais as modalidades a população local anseia para o bairro.

Direitos Humanos: 170 formulários de pesquisa feito pelo CDB – Comitês de Defesa dos Bairros sobre Direitos Humanos.

Defesa Civil: 1 solicitação de vistoria em residência.

Urbanismo: 2 aberturas de protocolo de esgoto a céu aberto;

Cidade Sustentável: 21 solicitações e 360 mudas adotadas pelos moradores.

Ouvidoria: 250 informações e 19 processos abertos.

Terceira Idade: 12 novos inscritos na Casa do Idoso.

Educação: 42 atendimentos sobre transporte escolar e escolas da região.

Ciência, Tecnologia e Comunicações – 40 atendimentos para informações sobre o Projeto Maricá Digital, esclarecimento dúvidas em relação à antena e ao conversor, fibra óptica e 90 cadastramentos ou agendamentos.

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