Foto: Elsson Campos

O segundo dia das atividades do Programa Municipal de Escolas de Tempo Integral (Prometi) levou nesta sexta-feira (20/10) ao Cinema Público Henfil cerca de 220 alunos das escolas municipais de tempo integral Barra de Zacarias (140 alunos do 1º ao 5º ano) e João Pedro Machado (80 alunos do pré-escolar ao 5º ano) – que fica em Manoel Ribeiro – para assistir a apresentação “Encontro da Magia” com os mágicos Dragon, Palhaço Farinha e Cigam.

Números de química também foram apresentados por eles. Wilson Ferreira da Costa, o Cigam falou sobre alegria. “Maravilhosa essa possibilidade de trazer a alegria e despertar neles o interesse de querer descobrir como o que há por trás do número de mágica”, disse.

Uberdan Quintanilha, o Dragon falou sobre o acesso à arte. “É interessante esse projeto até pela dificuldade que essas crianças têm para se deslocar. Então, o fato da prefeitura oferecer um ônibus que as traga é muito importante”.

Já Nino Rodrigues, o Palhaço Farinha destacou a união do circo e da mágica num estado circense desde o século XXV antes de Cristo. “É uma brincadeira que as move a sair da escola e conhecer um novo espaço onde haja diversão, alimentação e música, oferecida pelo governo municipal num projeto maravilhoso onde o Henfil se torna a casa das crianças e resgata o desafio e a eloquência em seus corações para que cresçam com esse espírito de alegria, de circo”, avaliou.

Coordenador do Cinema Público Henfil, Perceu Silva ressaltou a importância de sair do ambiente escolar. “Essa proposta da educação e do PROMETI em trazer as crianças para cá, para esse complemento com música, mágicos e espetáculos é fundamental para ajudar a funcionar o horário integral, porque não é suficiente mantê-las nas escolas. O encantamento está em ir ao teatro, sair e passear”, declarou.

Diretora adjunta da E.M. João Pedro Machado, Sara Monteiro também falou da importância das atividades extraclasses. “É uma riqueza de conhecimento incrível que eles adoram. Para nós, é muito bom poder proporcionar o teatro, a cultura para os nossos alunos e não ficar só em sala de aula”, refletiu.

Professora do 4º ano, Kátia Cristina França falou sobre a valorização da cultura, dos artistas da cidade e o complemento pós-atividade. “Eu sempre peço aos meus alunos para prestar bastante atenção para poder desenvolver em sala de aula também. A cultura é muito importante para as crianças, principalmente as da escola integral para que possamos desenvolver no contraturno atividades diferentes para que se sintam estimuladas a participar com prazer”, disse.

Alunos da E.M. João Pedro Machado, Gabriela Cunha (9 anos) e Giovana Ferreira dos Santos (10 anos) tinham opiniões contrárias. “Eu achei legal, mas prefiro ficar na escola”, disse Gabriela, enquanto Giovana comemorava. “Se eu ficar só na escola acaba ficando meio sem graça, então eu prefiro ficar um pouco na escola e um pouco fora fazendo outras coisas”, explicou.

Da E.M. Barra de Zacarias a opinião do espetáculo era a mesma. “Assim, aprendemos mais coisas. As apresentações foram muito boas”, disse Bernardo Castelo Branco (10 anos). “Os palhaços são legais”, completou Manuela Faria (6 anos). “Eu achei maneiro. Na escola a gente não tem só aula, mas ficar só lá cansa um pouco. Assim é mais legal”, emendou Victor Matheus da Silva (7 anos).

As atividades, que seguem um calendário até o mês de dezembro, são coordenadas pelas Secretarias de Educação e Cultura.

Foto: Elsson Campos