Foto: Katito Carvalho

Operários das secretarias de Obras e de Conservação participaram de um curso de capacitação para combater incêndios e lidar com outras situações de risco na hora do trabalho nesta quarta-feira (18/10). Com foco na percepção de risco, a palestra que aconteceu na Casa Digital, no Centro, foi ministrada pelo Capitão Wellington Silva e pelo Major Geovani Dias, ambos da Defesa Civil municipal, que mostraram e comentaram imagens de casos onde o risco não havia sido devidamente calculado e acabou gerando pequenos transtornos e acidentes fatais.

A abertura foi feita pelo coordenador geral da Defesa Civil, O Coordenador Geral da Defesa Civil, Coronel Edson do Amaral, fez a abertura do evento e ressaltou que as atividades do dia a dia também são atos de defesa civil. “Isso porque vocês lidam com prevenção, quando executam as melhorias que a população espera. Ninguém vai virar bombeiro só com esta palestra, mas é certo que todos sairão daqui com mais consciência sobre como evitar os riscos”, afirmou Amaral.

Os operários participaram com perguntas e deram exemplos do que já viram. “É sempre bom aprender mais e saber o que fazer em algumas situações”, avaliou Aelson Guimarães, de 52 anos, que mora em Itaipuaçu e atua na equipe de drenagem da Secretaria de Obras.

No início deste mês, os índios guaranis que vivem na aldeia Tekkoa Ka´aguy Hoovy Porã (Mata Verde Bonita, em tupi-guarani), em São José do Imbassaí, também participaram de uma capacitação oferecida pela Defesa Civil Municipal para combate a incêndios florestais.