Foto: Clarildo Menezes

A Prefeitura de Maricá, através da Empresa Pública de Transportes (EPT), lançou nesta terça-feira (17/10), o projeto “Viaje com Leitura”, no qual o objetivo é disponibilizar aos usuários dos “Vermelhinhos” uma estante com livros em uma tentativa de estimular a população do município a ler mais. Além da opção de leitura durante a viagem, os passageiros poderão levar as publicações para casa e posteriormente devolvê-las na ouvidoria da EPT, na Rodoviária ou nos próprios ônibus da empresa. Esses mesmos locais também recebem doações. Segundo Fabiano Filho, presidente da EPT, seis veículos já participam da iniciativa, mas em breve serão dez, atendendo assim, a todos os itinerários.  Estima-se que mais de 1.500 livros já foram doados e catalogados no projeto.

“A ideia deste projeto é a mesma de outro projeto da EPT que é o Varal Solidário”, comparou Fabiano Filho. “Ambos não são projetos que vão mudar Maricá, mas são projetos que aos poucos introduzem e popularizam na cabeça das pessoas novas ideias, como por exemplo, a solidariedade. Quando você faz uma doação, seja uma roupa no Varal Solidário, seja um livro no Viaje com Leitura, sem saber para quem vai e sem saber de onde veio essa doação, significa que você está exercitando a sua capacidade e a sua necessidade de ser solidário”, explicou. “Nós entendemos também que o ônibus da EPT não é apenas um tipo de transporte, mas sim um aparelho público vivo que tem potencial e espaço para levar além de passageiros, arte e cultura dentro dele”, afirmou. “Convido a todos que peguem os livros, que leiam, devolvam e doem mais livros. Conhecimento tem que girar e quanto mais acessível o conhecimento para as pessoas mais o mundo se torna um lugar melhor e as possibilidades aumentam”. ressaltou. Ainda segundo Fabiano Filho todas as estantes utilizadas no projeto foram feitas com materiais recicláveis.

A dona de casa Márcia Teixeira, moradora do Retiro, contou que utiliza o Vermelhinho diariamente e aprovou a iniciativa. “Isso é muito bom. Muita gente gosta de ler, mas não tem como comprar livros. Eu mesma vou passar a levar para casa, até porque tenho uma filha que gosta muito de ler e agora isso é mais um incentivo” disse. “Inclusive também tenho livros em casa guardados que eu vou separar e doar para o projeto”, prometeu Márcia. Jessica Santana, moradora de Ponta Negra, afirmou que a partir de agora terá uma ótima distração na volta para casa. “Que projeto ótimo! É uma forma muito boa de passar o tempo durante a viagem de volta para casa”, afirmou. “Gosto muito de ler e o meu filho também. Ele vai adorar, pois sempre carrega um livro com ele e a partir de agora não vai mais precisar carregar, pois tem aqui no ônibus”, comemorou Jessica.

Francisco Soares, motorista da EPT há um ano, gostou da ideia e afirmou que também levará livros para ler fora do seu expediente de trabalho. “É um projeto muito bacana. A ideia é ótima, esse incentivo a leitura é muito importante e agora cabe a população aproveitar a oportunidade, principalmente os jovens”, ressaltou o motorista. “Eu mesmo já dei uma olhada nos livros e também vou aproveitar para colocar a leitura em dia”, garantiu. “Gosto muito de literatura infanto-juvenil, mas também estou buscando ler outras coisas como filosofia”, completou. “E aqui é  só pegar e devolver depois”, lembrou Francisco.

Lila Araújo, coordenadora de projetos da EPT, contou como conseguiu os primeiros livros que estão disponíveis nas estantes do “Viaje com Leitura”. “A arrecadação dos primeiros livros foi feita através de uma campanha interna e também aproveitamos o espaço aqui do Varal Solidário, na rodoviária, para realizar a divulgação desse novo projeto. Além disso, tivemos ainda a parceria de outras secretarias municipais”, contou a coordenadora. “Entre os livros é possível encontrar todo tipo de literatura, incluindo infantil, infanto-juvenil, como também gibis e revistas”, completou. “A longevidade do projeto depende das doações, por tanto é muito importante a participação da população”, frisou Lila. Quem quiser doar pode realizar diretamente nos Vermelhinhos ou na ouvidoria da EPT, na rodoviária, (Avenida Roberto Silveira, s/nº, Centro).

Foto: Clarildo Menezes