Ideias das crianças serão analisadas pela prefeitura para urbanização de espaços públicos - Foto: Clarildo Menezes

Alunos do CEIM Valéria Ramos Passos, em Itaipuaçu, foram os primeiros a participarem do projeto “Urbanista por um dia” da Secretarias de Urbanismo com apoio das pastas de Educação e Cidade Sustentável. O lançamento aconteceu na sexta-feira (06/10). O projeto tem como objetivo dar voz aos alunos da rede municipal para que, sob a orientação de profissionais dessas pastas, possam organizar o espaço público e sugerir ações de urbanização no entorno de suas respectivas escolas.

“Esse é um projeto inovador e nosso objetivo é ouvir as crianças para saber o que elas gostariam de ver e utilizar no espaço em que elas vivem”, afirmou Ana Claudia Garcia, arquiteta e urbanista da secretaria de Urbanismo. “Nós adultos planejamos a cidade imaginando aquilo que pensamos que é bom, mas agora queremos que os alunos da rede municipal sejam os protagonistas e que eles vejam as suas ideias tomando forma e com isso queremos gerar nessas crianças um sentimento de cuidado e pertencimento”, explicou Ana.

“A proposta é buscar o olhar da criança de uma forma lúdica e inserir esse olhar no contexto da cidade e, a partir disso, vamos orientar as sugestões das crianças e transformar em ações praticas”, completou a arquiteta, Jaline Lima, também da secretaria de Urbanismo. De acordo com a Secretaria, após recolhidas as sugestões dos alunos será feito um desenho e uma maquete para que o projeto seja apresentado para a população em eventos promovidos pela Prefeitura.

A turma do primeiro ano de alfabetização, anteriormente escolhida através de um sorteio, ficou animada com o projeto, colocou o capacete (Equipamento de Proteção Individual) e juntamente com a professora Andreia Ribeiro e a diretora Ângela Gomes acompanharam a dupla de arquitetas por um passeio no entorno da escola onde dois grandes terrenos públicos foram apresentados aos alunos como potenciais locais para receber as ideias de urbanização dos “pequenos urbanistas”.

Pedro Ghioto, de apenas cinco anos, era um dos alunos mais falantes e surpreendeu quando sugeriu a construção de mais uma escola. “Uma escola, para que mais crianças possam estudar”, disse prontamente o pequeno Pedro. Também com cinco anos, o aluno Miguel Oliveira pediu a construção de uma quadra e mais gramas nas calçadas. “Uma quadra pra gente jogar vôlei”, pediu Miguel. “E gramas nas calçadas”, completou.

Também foi sugerida a construção de uma biblioteca pública, o plantio de mais árvores, a implantação de lixeiras, um parquinho entre muitas outras ideias. Paula Caia, representante da secretaria de Cidade Sustentável, que acompanhou toda a excursão e auxiliou os alunos durante a atividade afirmou ser uma grande responsabilidade fazer parte da iniciativa. “Estou aqui para agregar a sustentabilidade nas ideias que essas crianças terão e que a Prefeitura vai desenvolver. Minha contribuição será em relação aos aspectos ambientais e sustentáveis do projeto”, concluiu.

Em Itaipuaçu, as crianças sugeriram a construção de novas escolas e até uma biblioteca – Foto: Clarildo Menezes